Prefeitura de Aracaju investe no combate à mortalidade materno-infantil

Saúde
14/01/2011 16h52
Início > Notícias > Prefeitura de Aracaju investe no combate à mortalidade materno-infantil

Foi realizado nessa quinta-feira, dia 13, o encerramento do I Curso de Aperfeiçoamento para a Redução da Mortalidade Materno-Infantil no município de Aracaju. Na ocasião, 75 auxiliares de enfermagem das Equipes de Saúde da Família receberam certificados de participação no curso, que teve carga horária de 180 horas. As aulas foram realizadas no Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) entre os meses de julho e outubro e foram divididas em quatro módulos: atenção primária à saúde, pré-natal, puerpério e amamentação e puericultura.

De acordo com a coordenadora do curso, Adenilde Machado Andrade, o objetivo principal foi organizar o processo de trabalho das equipes visando à redução da mortalidade materno-infantil. Adenilde pediu aos alunos que coloquem em prática tudo o que tiveram a oportunidade de aprender e que se tornem multiplicadores das informações, repassando o conhecimento aos colegas de trabalho e estimulando-os a participar dos próximos cursos.

"Hoje estou muito feliz porque conseguimos superar nossas expectativas. Nossa missão é trabalhar para melhorar a cada dia o atendimento que oferecemos aos nossos usuários e prestar uma assistência de qualidade", explicou a coordenadora. Ao final de cada módulo os alunos responderam questionários para avaliar o curso e o resultado foi positivo. "Nossos alunos tiveram a oportunidade de fazer uma reflexão sobre seu trabalho para prestar uma assistência de qualidade e cada vez mais humanizada", pontuou.

Nelma Joaquim Vasconcelos trabalha na Unidade de Saúde da Família Manoel de Sousa Pereira e foi uma das concludentes. "Para nós esta foi uma grande oportunidade. É sempre bom participar de um curso, aprender mais. Pudemos aperfeiçoar nossas ideias, relembrar muita coisa, sem falar que nos valorizamos enquanto profissionais", disse. Nelma representou a turma durante a solenidade e lembrou que o curso foi dinâmico, claro e diversificado, facilitando bastante o aprendizado.

A Secretaria Municipal de Saúde contou com a parceria do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe, que enviou dois profissionais para ministrar aulas de ética e legislação. A presidente do Conselho, Irene do Carmo Ferreira, prestigiou o encerramento e agradeceu a parceria. "Eu não poderia deixar de estar aqui neste momento tão especial. A educação continuada é uma grande ferramenta para a construção da profissão. Parabenizo a todos porque sabemos que não é fácil trabalhar e estudar. Quem irá colher os frutos desta capacitação é a sociedade", disse.

Compromisso

O secretário de saúde de Aracaju, Silvio Santos, disse que a secretaria irá continuar realizando cursos de aperfeiçoamento, tanto para promover a valorização dos profissionais da rede, como também para oferecer serviços de excelência aos usuários do SUS Aracaju. Ele informou que a segunda turma do curso já está em aula com 72 alunos inscritos. "A Prefeitura de Aracaju mais uma vez demonstra seu compromisso com a qualidade dos serviços em saúde prestados à população da capital. A capacitação e o aperfeiçoamento são prioridade para a gestão", afirmou Silvio Santos.

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, Ângela Leite, agradeceu a todos os envolvidos no curso: organizadores, professores, parceiros, alunos e especialmente as coordenadoras de área que liberaram os profissionais para que eles pudessem participar da capacitação. "Ninguém deve parar no tempo. É importante ir em busca de conhecimento para que sua atuação profissional não se torna apenas uma obrigação", concluiu.