Matrículas em escolas de ensino fundamental começam hoje

Educação
17/01/2011 14h31
Início > Noticias > 44422

O período de matrículas para alunos que desejam ingressar no ensino fundamental da rede municipal começou na manhã desta segunda-feira, 17. Os estudantes terão até o dia 4 de fevereiro para garantir sua vaga e ter acesso a uma educação de qualidade, oferecida em diversas escolas da capital.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, localizada no bairro Siqueira Campos, o primeiro dia destinado à efetivação de matrículas aconteceu com tranquilidade. "O objetivo da escola é atender a todos que procuram o serviço. Isso significa que, enquanto houver vaga, iremos receber novos alunos", declarou a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Adalgisa Silva.

Para o ingresso no ensino fundamental devem ser entregues duas fotos, certidão de nascimento, declaração ou transferência. Neste caso, o pai ou responsável, bem como o próprio aluno que tiver alcançado a maioridade, deverão assinar o Termo de Responsabilidade Patrimonial, com base na Lei Nº 3088/2003. Entretanto, a matrícula no primeiro ano do ensino fundamental será efetivada se a criança tiver seis anos de idade completos até 31 de março deste ano.

O ingresso no ensino noturno implica em, no ato da matrícula, o aluno ter 15 anos completos. No caso do aluno com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades, deverá ser realizada a segunda matrícula nas Salas de Recursos Multifuncionais, ou seja, espaços que dispõem de materiais pedagógicos e de acessibilidade para a realização do atendimento educacional especializado.

Qualificação

A dona de casa Lucivânia de Oliveira não perdeu tempo e garantiu a vaga de seus dois filhos logo cedo. "Moro no bairro Santos Dumont e resolvi matricular meus filhos numa escola do Siqueira Campos em virtude do bom desempenho dos alunos no esporte. É o primeiro ano que eles irão estudar aqui, e pela referência que obtive das pessoas mais próximas, acredito se tratar de uma instituição que oferece educação de qualidade", afirmou.

Lucivânia ainda parabenizou o atendimento na escola, aspecto que a fez ter boa impressão do ambiente. "O processo de matrícula foi rápido, fácil e tranquilo. A receptividade é algo muito importante e que serve para termos noção do tratamento que será dado aos nossos filhos no espaço em que irão ser educados", exclamou.

Divulgação

O empenho da Prefeitura de Aracaju em garantir o preenchimento das vagas nas escolas da rede municipal é refletido no interesse da Secretaria Municipal da Educação (Semed) em realizar uma ampla campanha de divulgação das matrículas.

Além da utilização de busdoor nos veículos de transporte coletivo e da realização de chamadas públicas em veículos de comunicação, faixas foram colocadas nas fachadas das unidades escolares a fim de convocar pais e alunos. Até término do período de efetivação de matrículas, coordenadores escolares, orientados por técnicos da Semed, estarão visitando as feiras livres da capital para realização de panfletagens.