Farmácia Popular irá distribuir remédios de graça para hipertensão e diabetes

Saúde
10/02/2011 09h44
Início > Notícias > Farmácia Popular irá distribuir remédios de graça para hipertensão e diabetes

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), em parceria com o Governo Federal, implantou na capital sergipana, em 2004, o programa Farmácia Popular, com o objetivo de ampliar o acesso aos medicamentos destinados às doenças mais comuns entre os cidadãos. A economia na compra de determinados itens pode chegar a 90%. Mas a partir da próxima segunda-feira, 14, os remédios para diabetes e hipertensão passarão a ser distribuídos gratuitamente na Farmácia Popular e em farmácias e drogarias privadas conveniadas ao programa.

"Os medicamentos de diabetes e hipertensão não podem deixar de ser usados pelos pacientes. Às vezes, por não poder comprar, os pacientes param de usar a medicação porque não têm sintomas, deixando de fazer o tratamento e piorando a doença", declara Graziela Batista, farmacêutica gerente da Farmácia Popular. 

Segundo Graziela, essa nova norma do Governo Federal não terá restrição de público. "Não haverá restrição para o medicamento totalmente de graça, todo mundo poderá pegar. Nós realizamos o cadastro e liberamos o medicamento para 30 dias", conta ela. Para adquirir os medicamentos é necessário apresentar a receita médica, o CPF e um documento com foto. Exigindo a receita, o programa evita a automedicação dos pacientes, o que é um grande risco. Para controlar o processo, a receita do paciente é carimbada, colocando a data e a quantidade de remédios levada pelo paciente.

A Farmácia Popular de Aracaju conta com um quadro de 12 pessoas que atendem, em média, 400 pessoas por dia. Segundo aposentando Ana Maria Vasconcelos, esse programa é de grande valia e traz muitos benefícios às famílias. "Há dois anos eu conheço o trabalho da Farmácia Popular e consigo fazer uma grande economia adquirindo os remédios", conta ela. O atendimento é rápido e eficaz. "Toda vez que eu venho aqui sempre tem remédio, o atendimento é bom e o pessoal é bastante atencioso", declara Ana.

Abastecimento

Para que não ocorra falta de medicamentos, o pedido é feito com base nas vendas anteriores para que a farmácia seja abastecida mensalmente. "Quando a demanda aumenta e os medicamentos acabam antes do prazo previsto, nós fazemos pedido de emergência e recebemos, no máximo, com uma semana de atraso", afirma Graziela. Continuam em falta os medicamentos Carbamazepina (anticonvulsivo) e Carbidopa (antiparkisaniano), devido a um problema de fabricação.

Em março será inaugurada uma nova Farmácia Popular na cidade de Aracaju para que mais pessoas sejam atendidas. A farmácia trabalha com quase todo tipo de patologia e distribui, a preços abaixo do valor de mercado, anticoncepcionais, medicamentos para redução de colesterol, antibióticos, medicamentos para renite, asma, entre outros. O quadro de oferta da rede particular é um pouco mais vasto, incluindo, por exemplo, a insulina.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), cerca de 900 mil hipertensos e diabéticos de todo o país devem ser beneficiados com a nova medida, e isso só foi possível graças a um acordo negociado entre o Governo Federal e o setor farmacêutico.

Serviço

A Farmácia Popular de Aracaju fica localizada na Rua Estância, 772, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas. Informações, pelo telefone (79) 3179-1981 / 3179-1982.