Em sinal de reconhecimento da importância da classe empresarial para o desenvolvimento da capital sergipana, o prefeito Edvaldo Nogueira participou da posse da nova diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), agora presidida pelo empresário Alexandre Porto. Prestigiada por autoridades políticas e lideranças empresariais de diversos segmentos, a solenidade aconteceu na noite dessa segunda-feira, 14, no auditório do Hotel Mercure.
Além do novo presidente da entidade, também tomaram posse seis vice-presidentes e 20 conselheiros, que vão dirigir a Acese no biênio 2011-2013. Durante a cerimônia, Edvaldo destacou o papel dos empresários locais na indução do progresso de Aracaju e de todo o estado, lembrando que, apesar dos desafios a serem enfrentados, o atual cenário brasileiro é extremamente favorável à categoria, uma vez que a estabilidade econômica e a distribuição de renda são hoje uma realidade.
O prefeito de Aracaju também desejou sucesso à nova diretoria e afirmou ter certeza de que os empossados darão continuidade ao trabalho que há décadas vem sendo realizado em defesa do empresariado sergipano. "Por tudo isso, a Prefeitura de Aracaju se congratula à Acese e se coloca à disposição para que a possamos discutir qualquer tema. Queremos estreitar cada vez mais o diálogo com o empresariado, sempre buscando parcerias e priorizando o que for melhor para a nossa cidade e para o nosso povo’’, disse Edvaldo.
Presidência
Alexandre Porto, que substitui Sadi Gitz na presidência da Acese, é publicitário e empresário do ramo de eventos, já tendo ocupado o cargo de secretário de Estado adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo. "Passei por várias entidades empresariais e há oito anos estou nesta casa, discutindo e participando das decisões e dos projetos. Assumir a Acese é uma grande missão, mas chego com muito entusiasmo, sabendo que sou capaz de vencer esse desafio e construir uma Acese ainda mais forte e respeitada’’, afirmou.
O novo presidente disse que pretende atuar em duas frentes. A primeira delas é a ampliação dos serviços ofertados pela Acese aos seus membros. Com isso, a intenção é ampliar de 600 para 1.500 o número de associados, o que deverá fortalecer a entidade. A outra frente de atuação é a defesa dos interesses do empresariado sergipano, tendo em vista o crescimento econômico do Estado.
Propostas
Segundo Alexandre Porto, estão inseridos nesse bojo a ampliação do teto estadual para inclusão no Simples, a melhoria do policiamento ostensivo nos grandes centros comerciais para garantir a segurança dos estabelecimentos, a não redução da jornada de trabalho, a reforma tributária e a redução do ISS para algumas atividades.
Também são metas da nova presidência da Acese a manutenção de eventos como o Café com Negócios e o Almoço com Empresários, incentivo ao Conselho de Jovens Empresários (CJE), a criação do Conselho da Mulher Empresária (CME), o envolvimento em campanhas de cunho social - como na mobilização de ajuda aos sertanejos, o incentivo à cultura e a qualificação de jovens. Para isso, de acordo com o novo presidente, será necessário ampliar as parcerias e estreitar ainda mais a relação com os poderes Legislativo, Judiciário e Executivo.
Parceria
Quanto à contribuição da administração municipal, o prefeito Edvaldo Nogueira afirmou que muito vem sendo feito para apoiar e fortalecer o empresariado sergipano. "Estamos implantando a nota fiscal eletrônica, temos o Refis e também adotamos uma política de desoneração fiscal e facilitação da abertura de micro e pequenas empresas. Conseguimos importantes avanços na legislação tributária municipal e vamos continuar trabalhando nesse sentido’’, assegurou.
Diretoria
Os vice-presidentes empossados foram Maurício Vasconcelos, Marco Aurélio Pinheiro, Miriam Nunes, Wladimir Torres, Juliano César Farias e Thiago Teixeira. Os 20 conselheiros eleitos são: Aécio Prado Dantas Júnior; Carlos Alberto Lyra; Carlos André Boaventura Barreto; Dilson de Brito Franco; Eduardo Alves Mantovani; Fernando Augusto de Morais; Fernando Ferreira Cunha; Fernando Silva Barreto; Flávio Henrique Barros Andrade; Geraldo Soares Barreto; José Raimundo de Sousa; Laércio José de Oliveira; Luiz Eduardo Magalhães; Maria Hortência Lyra Machado; Honorino Araújo Dias; Roger Dantas Barros; Samuel Rodrigues Schuster; Wiliam Francisco Alves; Valter Barreto Gois; Walker Martins Carvalho.