Mais de 20 escolas municipais terão jornada ampliada

Educação
28/02/2011 08h40
Início > Noticias > 44928

No ano letivo de 2011, cerca de 3 mil estudantes da rede municipal de ensino serão beneficiados com o aumento da oferta educativa em 24 escolas por meio de atividades optativas. A oferta se dará por meio da adesão ao Programa Mais Educação, coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as secretarias estaduais e municipais de Educação.

Com o objetivo de orientar os coordenadores escolares de unidades de ensino da capital e de municípios sergipanos, como Neópolis, Propriá e Itabaiana, que também estão aderindo ao ‘Mais Educação', o coordenador estadual do programa, Manuel Prado, e a técnica do MEC, Lucenir Pinheiro, promoveram um encontro no auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos.

Na ocasião, foram passadas todas as informações necessárias para o cadastramento das escolas, a fim de que os coordenadores o efetivem na página eletrônica do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec/MEC) até esta segunda-feira, 28 de fevereiro, dentro do prazo estabelecido pelo Governo Federal.

"Em cada unidade de ensino, um professor deverá coordenar o programa e articular as atividades optativas ofertadas no contraturno escolar, com acompanhamento pedagógico, experimentação e investigação científica, cultura e arte, esporte e lazer, cultura digital, educação econômica, comunicação e uso de mídias, meio ambiente, direitos humanos, práticas de prevenção aos agravos à saúde, promoção da saúde e da alimentação saudável", explicou Manuel Prado.

Disposição

Disposto a viabilizar todas as condições necessárias ao pleno andamento do ‘Mais Educação' nas escolas da capital, o secretário municipal da Educação, Antônio Bittencourt Júnior, associa as intenções do programa ao interesse da rede municipal de ensino pela qualificação do processo de aprendizagem. "Dada a importância do ‘Mais Educação', é de total relevância implementá-lo nas escolas e, futuramente, beneficiar toda a rede municipal de ensino com esse modelo", afirmou Bittencourt.  

De acordo com a coordenadora municipal do ‘Mais Educação' e técnica da coordenação de ensino fundamental da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Vânia Paixão, inicialmente o programa contemplará alunos de escolas municipais de ensino fundamental (Emefs), como Sabino Ribeiro e Dom José Vicente Távora, ambas localizadas no bairro Industrial. A perspectiva futura é de que outras unidades de ensino da capital devam aderir à iniciativa.

"A educação básica em tempo integral consiste na jornada escolar com duração igual ou superior a sete horas diárias, durante todo o período letivo, compreendendo o tempo total em que o aluno permanece na escola ou em atividades realizadas em outros espaços educacionais. A escolha das atividades optativas a serem aplicadas é feita levando-se em consideração a necessidade do aluno, bem como dos demais integrantes das comunidades em que os mesmos estão inseridos, e a realidade das escolas", detalhou Vânia.

Contribuição

Satisfeito com a adesão da Emef. Drº Carvalho Neto ao ‘Mais Educação', o coordenador geral da unidade escolar, Benedito Marques, contará com cinco monitores que desenvolverão atividades com alunos da 5ª a 8ª série nas áreas de matemática, letramento (Língua Portuguesa), teatro e esportes (futebol de salão e de campo).

"Como o programa considera a aquisição do conhecimento de forma ampla, indo além dos limites da sala de aula, os pais têm demonstrado grande interesse na participação dos filhos, que além de terem aptidão nas modalidades esportivas e no teatro, certamente, terão ainda mais êxito na aprendizagem, uma vez que contarão com maior apoio pedagógico", prevê o coordenador.

Suporte

O ‘Mais Educação' será desenvolvido em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, mediante prestação de assistência técnica e financeira aos programas de ampliação da jornada escolar diária nas escolas públicas de educação básica. Promover o diálogo entre os conteúdos escolares e os saberes locais, favorecer a convivência entre professores, alunos e suas comunidades e disseminar as experiências das escolas que desenvolvam ações de educação integral são alguns dos objetivos a serem alcançados.

Para dar suporte à execução das atividades optativas oferecidas pelo programa, a Semed estará promovendo a formação continuada de professores, gestores e servidores; reuniões de pais e mestres com foco na educação integrada dos filhos; e visitas de professores e demais técnicos em educação às famílias e espaços da comunidade onde o ‘Mais Educação' será desenvolvido.