Prefeitura de Aracaju e UFS abrem inscrições para PET/Saúde Mental

Saúde
10/03/2011 09h24
Início > Notícias > Prefeitura de Aracaju e UFS abrem inscrições para PET/Saúde Mental

A Prefeitura Municipal de Aracaju e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) abriram inscrições para o Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde - PET/Saúde - Saúde Mental. Ao todo serão disponibilizadas 12 vagas, destinadas a estudantes da UFS que estejam cursando do 4º ao 8º período dos cursos de Enfermagem, Serviço Social, Psicologia, Medicina e/ou Educação Física. Os universitários selecionados vão desenvolver atividades de pesquisa voltadas à política de saúde mental, com destaque para o enfrentamento da questão das drogas no município de Aracaju.

As inscrições estão abertas até o dia 10 de março, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, no Departamento de Enfermagem (DEN), que fica no Campus da Saúde/Hospital Universitário. Durante o contrato de 12 meses, os alunos receberão uma bolsa de estudo no valor de R$ 360,00. Os interessados podem entrar em contato com o DEN através do telefone (079) 2105-1812. No edital estão todas as informações referentes aos critérios para inscrição, o número de vagas de cada curso, documentos exigidos e como será o processo seletivo. O resultado sairá no dia 14 de março de 2011.

Formação

O Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (CAPS AD) será o centro formador do PET Saúde Mental de Aracaju. Além dos 12 alunos, o CAPS receberá dois professores da UFS e três trabalhadores do próprio CAPS, que estarão envolvidos no programa como preceptores. Segundo a coordenadora do PET Saúde Mental, Camila Arruda, o programa é desenvolvido através de uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS), Ministério da Educação (MEC), estados, municípios e universidades.

"O grande objetivo do Projeto de Educação pelo Trabalho em Saúde Mental é o envolvimento da comunidade universitária nas ações desenvolvidas pela saúde municipal, com resgate da defesa da vida do usuário do crack. Trata-se de uma estratégia nacional que já vem sendo desenvolvida na Rede de Atenção Primária. Mas este ano, em consequência do aumento no número de usuários de crack em todo o país, os ministérios da Saúde e da Educação decidiram desenvolver o PET Saúde Mental focando o crack", explicou.

Atendimento

Em Aracaju, o CAPS AD Primavera compõe a Rede de Atenção Psicossocial (REAPS), que conta com seis CAPS e quatro Residências Terapêuticas. O CAPS AD fica localizado à rua Guarapari, s/n, e atualmente presta serviço a 120 usuários. Tem ainda uma equipe multidisciplinar com 22 profissionais de várias áreas: psicólogos, médicos, assistente sociais, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, oficineiros, apoio administrativo, além de agentes de limpeza e segurança.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, a intenção do PET/Saúde Mental é qualificar os futuros profissionais da Saúde para a luta contra o crack. "Em consonância aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Reforma Psiquiátrica, Aracaju vai fortalecer as políticas de Saúde nessa área, formando quadros mais qualificados para o trabalho com usuários de crack", afirma.