Infestação de dengue é a menor em 4 anos

Saúde
10/03/2011 17h42
Início > Noticias > 45041

O secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, informou nesta quinta, dia 10, que Aracaju apresenta índice de infestação de 1,6, o menor índice registrado nos últimos quatro anos, para o mesmo período. O dado é do segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2011 e foi divulgado durante entrevista coletiva que aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

"O município está classificado como de risco médio, em alerta, para o aparecimento de surto ou epidemia de dengue. Em 2008, em período semelhante, Aracaju estava com índice de infestação de 4,8; em 2009 desceu para 2,6, e em 2010, ficou com o índice de 2,7", afirmou o secretário municipal de Saúde.

As informações revelam que em Aracaju 10 bairros estão classificados como sendo de baixo risco; 28 bairros de médio risco e um bairro como alto risco. Com índice de 4,0, o bairro Santa Maria é o que desperta maior preocupação. Em seguida está o Cidade Nova, com 2,8. Com o índice de 1,8, estão os bairros Capucho, José Conrado de Araújo e Olaria. No mesmo período de 2010, Aracaju tinha sete bairros classificados como de alto risco e o bairro Santa Maria estava entre eles.

A partir do diagnóstico, a força-tarefa para eliminação de focos do mosquito transmissor da dengue será direcionada ao bairro Santa Maria nos dias 11 e 12 e ainda nos dias 25 e 26, quando acontecem na localidade ações alusivas à programação do aniversário de 156 anos de Aracaju. A concentração das equipes será na Unidade de Saúde da Família (UFS) Celso Daniel.

Eliminação de focos

Silvio Santos afirmou que o resultado do LIRA deste período é sempre o de maior preocupação para o poder público, por conta das condições climáticas da estação, que intercala chuva e sol e favorece o desenvolvimento mais rápido do Aedes aegypti. "Os diagnósticos dos dois últimos LIRA nos deixam em alerta, porém com a certeza de que estamos no caminho certo. Se comparamos com os dados do LIRA dos anos anteriores, Aracaju vem conseguindo reduzir a infestação do vetor da dengue, graças ao Programa Municipal de Controle da Dengue", avaliou Silvio.

O secretário municipal de Saúde destacou os resultados do LIRA nos bairros 18 do Forte, Atalaia e Aeroporto, que comprovam a redução da infestação do mosquito. Em março de 2010, o bairro 18 do Forte estava classificado como sendo de alto risco, com índice de 4,4. Este ano, no mesmo período, o bairro está com 0,6, classificado como baixo risco.

Criadouros

Outra informação importante do segundo LIRA de 2011 é a confirmação de que o maior problema continua sendo os criadouros de larvas em lavanderias domésticas, onde foram encontrados 69,2% dos focos. Depois das lavanderias, aparecem os pequenos depósitos de água (29%). Nessa categoria estão inclusos vasos e pratos e plantas, ralos, lajes e sanitários desuso.