Blitz educativa abre a Semana de Qualidade de Vida

Saúde
05/04/2011 10h49
Início > Notícias > Blitz educativa abre a Semana de Qualidade de Vida

Duas blitze educativas realizadas nesta segunda-feira, no centro de Aracaju, marcaram a abertura da Semana Nacional de Qualidade de Vida. Com apoio de sistema de som, faixas e chapéu-cone, cerca de 30 servidores da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) chamaram a atenção de pedestres e distribuíram aos motoristas uma flanela educativa com os dizeres "Sinal vermelho para a violência no trânsito: preserve a vida". As blitze aconteceram das 15h às 17h30, em faixas de pedestres na entrada do Calçadão João Pessoa e no terminal da Rodoviária Velha. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

No calçadão João Pessoa, o cantor e compositor Pantera parabenizou a iniciativa da prefeitura. "É muito legal essa campanha para mudar o comportamento das pessoas no trânsito. Não entendo como ainda hoje alguns motoristas insistem em trafegar a mais de 80 km/h em locais como a orla", reflete o compositor. "A prefeitura está de parabéns. Os motoristas precisam ficar mais atentos e ter mais cuidado com os pedestres. O pedestre é a parte mais frágil da relação no trânsito", disse o comerciante Pedro Santos que parou para saber melhor da manifestação.

A representante de vendas Ângela Luzia considerou as blitze educativas da prefeitura importantes e afirmou que os motoristas precisam respeitar os pedestres. "Até porque todos os motoristas são pedestres em algum momento do dia", disse. O taxista Gileno Batista, com 24 anos na profissão, também considerou importante a blitz direcionada aos motoristas. "Porém, é necessário fazer campanhas educativas para reduzir a imprudência cometida por pedestres", defendeu Gileno Batista.

Parceria saudável

No mês de abril se comemora o Dia Mundial de Atividade Física (06), e o Dia Mundial da Saúde (07). Para comemorar a data, a prefeitura está realizando a Semana de Qualidade de Vida, que será comemorada até o dia 8. A coordenadora da Vigilância em Saúde da SMS, Cristiani Ludmila, anunciou que a abordagem será realizada em todo Brasil. "Em todas as 43 unidades de Saúde da Família de Aracaju também estão sendo desenvolvidas atividades de promoção em Saúde, com as temáticas alimentação saudável e educação física. Esses assuntos estão sendo abordados de forma intensiva em todo o País".

"Aproveitamos à Semana de Qualidade de Vida para mostrar o trabalho de sensibilização que fazemos entre a população aracajuana quanto à necessidade de respeitar o limite de velocidade das vias mesmo sem equipamentos eletrônicos de fiscalização", disse a coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT, Selma da Mota.