Força-tarefa ganha o reforço de voluntários

Saúde
08/04/2011 16h04
Início > Notícias > Força-tarefa ganha o reforço de voluntários

Neste sábado, 9, a força-tarefa de combate à dengue da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), contará com um reforço especial. Cerca de 70 crianças e adolescentes do Clube de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia irão trabalhar auxiliando os agentes da prefeitura. A concentração acontece às 8h, na Unidade de Saúde da Família (USF) José Quintiliano.

A ação do sábado acontece no bairro Cidade Nova e contará também com a participação 50 agentes de endemias Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e 15 agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). A meta é visitar mil residências em um único dia.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taise Cavalcante, o bairro Cidade Nova apresenta índice de infestação predial de 2,7% e está classificado com risco médio para dengue.

O supervisor de endemias da área, Jéferson Santana, explica que as equipes irão atuar na área que engloba da rua Nossa Senhora da Glória até a Avenida Visconde de Maracaju. "Juntos, vamos eliminar focos de larvas e de proliferação do mosquito Aedes aegypti, limpar terrenos baldios e alertar a população local para os riscos da dengue", conta.

Desbravadores

O coordenador do Clube dos Desbravadores, Gil Marcos, anunciou que a partir deste sábado a participação dos adventistas nas ações da PMA será mensal. "Nos últimos três anos, a nossa contribuição na luta contra a dengue acontecia uma vez ao ano, e em momentos de grande mobilização da prefeitura. Agora, decidimos que estaremos participando da força tarefa mensalmente", afirma.

Os desbravadores irão trabalhar eliminando possíveis criadouros de larvas e também distribuindo panfletos educativos e conversando com a população sobre a dengue. O clube reúne crianças de 10 a 15 anos, independente da ligação com a igreja.

O secretário municipal da Saúde, Silvio Santos, festeja a decisão do Clube dos Desbravadores em ampliar suas ações na luta contra a dengue. "Para o poder público a parceria com a população e as entidades civis organizadas vem se fortalecendo na luta contra a dengue. A iniciativa renova nosso espírito e pode servir de exemplo para outras participações", diz.

Capacitação

Em 05 de maio de 2008, sensibilizado com o gesto de cidadania e solidariedade do Clube dos Desbravadores, o prefeito Edvaldo Nogueira esteve pessoalmente na Igreja Adventista do Sétimo Dia para agradecer a parceria. Naquele mesmo dia, os voluntários adventistas foram capacitados pela Vigilância Epidemiológica na própria igreja. Eles conheceram mais sobre o mosquito aedes aegypti, as formas de transmissão da doença, os sintomas e como acabar com os focos.