Hospitais municipais participam de programa de qualificação

Saúde
13/04/2011 16h49

Os hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva receberam na manhã desta quarta, 13, a visita de técnicos do Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (Cealag). O objetivo foi viabilizar a inserção dos dois hospitais em um programa de qualificação que será implantado pela Secretaria de Estado da Saúde, juntamente com a Fundação Hospitalar de Saúde, em todas as unidades hospitalares de Sergipe.

A iniciativa visa elevar o desempenho administrativo e a qualidade dos serviços de saúde prestados à população. A Secretaria Municipal da Saúde entrou como parceira do programa e inscreveu os dois hospitais municipais no projeto. De acordo com o secretário de Saúde de Aracaju, Silvio Santos, a qualificação deve melhorar significativamente o atendimento nos hospitais da capital e do interior. "Nós temos o dever de cumprir todas as etapas para participar dessa qualificação, que será um grande ganho para a saúde pública", ressalta Silvio Santos.

O programa está sendo gerenciado pelo Cealag, que foi fundado em 1987 e é vinculado ao Departamento de Medicina Social da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Todas as etapas do programa devem ocorrer num período de dois anos. Serão realizados desde o diagnóstico situacional até mudanças em processos organizacionais. A ação tem o objetivo principal de tornar as unidades hospitalares aptas a receber certificações de qualidade.

Etapas

Segundo a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência (REUE) de Aracaju, Maria Cecília Mendonça, o programa de qualificação é muito importante para o município, porém, para os hospitais alcançarem o certificado de qualificação, é necessário cumprir algumas etapas.

"A visita de hoje foi o primeiro passo para alcançarmos a certificação, mas teremos um caminho a percorrer. Os hospitais têm que elaborar um plano estratégico, formar Comitês de Revitalização e de Qualidade, participar efetivamente das atividades coletivas do programa de qualificação e do Comitê de Mobilização Regional", explica Maria Cecília.

Aperfeiçoamento

De acordo com a coordenadora geral do Hospital Fernando Franco, Andréa Carvalho, já foi criado um comitê, onde cada setor de serviços do hospital está representado. "Nosso objetivo é a melhoria no processo de trabalho do hospital, o que deverá refletir na qualidade do serviço prestado. Nosso foco é a satisfação do usuário", destaca Andréa Carvalho.

O coordenador geral do Hospital Nestor Piva, João dos Santos Júnior, ressalta que essa é uma grande oportunidade para as unidades hospitalares do município. "Nesse programa de qualificação serão trabalhadas ferramentas importantes para o aperfeiçoamento do desempenho administrativo e da qualidade do nosso atendimento ao usuário, obedecendo aos princípios do SUS. Isso é de fundamental importância para a saúde pública", afirma.

Parceria

O programa de qualificação é um dos frutos da parceria firmada entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju com vistas à melhoria da saúde pública. Por determinação do prefeito Edvaldo Nogueira e do governador Marcelo Déda, os secretários de Saúde do estado e do município, Silvio Santos e José Carlos Guimarães, definiram um calendário de encontros e ações conjuntas.