Recadastramento biométrico eleitoral e plano de convocação dos eleitores. Foram esses os motivos do encontro do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, com as juízas Bethzamara Rocha Macedo (2ª Zona Eleitoral) e Maria Conceição da Silva Santos (27° Zona Eleitoral) na tarde desta segunda, 26, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Na ocasião, técnicos do Judiciário demonstraram ao prefeito Edvaldo como será realizado o processo de recadastramento biométrico dos eleitores de Aracaju, já que nas eleições de 2012 todo o Estado de Sergipe utilizará o moderno sistema de votação.
Ao destacar as vantagens da implantação da identificação biométrica, o prefeito Edvaldo ratificou o empenho da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) como parceira na convocação dos eleitores. "No início deste mês, o ministro do TSE, Ricardo Lewandowski, anunciou que nas próximas eleições, Sergipe e Alagoas terão todos os seus municípios com o sistema biométrico. Com isso, nos comprometemos a fazer o chamamento dos eleitores para o recadastramento desse novo sistema fundamental para a democracia e para a lisura das eleições, pois, será quase zero a possibilidade de fraude", disse Edvaldo.
Além de todos os municípios sergipanos e alagoanos, a revisão eleitoral para identificação biométrica em 2011 também ocorrerá nas capitais Curitiba ( Paraná) e Goiânia (Goiás); e nos municípios paulistas de Jundiaí e Itupeva e em seis cidades pernambucanas: Aliança, Caruaru, Catende, Macaparana, Sanharó e Vicência. "O mundo inteiro discute a adoção da biometria, e o Brasil sai na frente com Sergipe e Alagoas nas eleições 2012 com a identificação biométrica. Será um grande desafio, mas somaremos os esforços para que os eleitores da capital sergipana efetuem o recadastramento", afirmou o prefeito.
Biometria
O projeto de recadastramento eleitoral tem como objetivo habilitar os eleitores brasileiros a votar nas urnas com leitor biométrico acoplado, equipamento que identifica o votante por meio do reconhecimento de suas impressões digitais. A tecnologia, que garante mais segurança no momento da identificação do eleitor, já foi usada com sucesso nos pleitos eleitorais de 2008 e 2010, alcançando mais de 1,1 milhão de pessoas. Em Sergipe, os primeiros eleitores que votaram em urnas biométricas foram os do município da Barra dos Coqueiros.