PMA e BID assinam contrato de empréstimo

Agência Aracaju de Notícias
21/07/2011 18h32
Início > Noticias > 46638

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Fernando Carrillo Flórez, vão se reunir na manhã desta sexta-feira, 22, para a solenidade de assinatura do Termo Contratual de Empréstimo, que formalizará o repasse de recursos para a realização de obras estruturantes na capital sergipana. O evento acontecerá às 10h, na sede do BID, em Brasília (DF). A contratação da operação de crédito externo, já aprovada pelo Senado Federal, será no valor de U$ 30,2 milhões, com igual contrapartida da Prefeitura de Aracaju.

O principal projeto a ser executado com os recursos advindos do empréstimo é a abertura de um novo eixo viário, que passará pela ponte Ponte Procurador Gilberto Vila Nova de Carvalho, sobre o Rio Poxim, ligando os conjuntos Inácio Barbosa e Augusto Franco. O novo eixo vai integrar a zona de expansão e o bairro Santa Maria à zona sul e ao Centro, desafogando o tráfego em importantes vias da cidade.

Outras obras previstas são a dragagem do canal Santa Maria, continuação da reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Infantil Dom Avelar Brandão, construção da Casa da Cultura (no prédio da antiga Alfândega) e ações voltadas à geração de emprego e renda. Os recursos também vão viabilizar a construção de escolas e Centros de Referência da Assistência Social nos bairros Coqueiral e 17 de Março, além de obras de infraestrutura nos bairros Cidade Nova (Getimana), Santa Maria e loteamentos Nova Liberdade e Senhor do Bonfim.  

Conquista 

Para o prefeito Edvaldo Nogueira, o empréstimo é uma grande vitória, uma conquista que vai permitir a concretização de projetos fundamentais para a continuidade do desenvolvimento de Aracaju. Segundo ele, a liberação dos recursos só foi possível porque o BID reconhece a saúde financeira do município.

"Além disso, o Banco atesta a nossa capacidade administrativa, por isso autorizou o empréstimo no valor de US$ 30,2 milhões que vai nos ajudar a melhorar ainda mais a qualidade de vida dos cidadãos aracajuanos, sobretudo daqueles que mais precisam do poder público", destaca.