Prefeito debate SUAS na VIII Conferência Municipal

Agência Aracaju de Notícias
21/07/2011 08h58
Início > Noticias > 46656

A evolução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a construção de novas diretrizes para a política de assistência em Aracaju foram o foco da VIII Conferência Municipal de Assistência Social, aberta na noite dessa quarta, dia 20, no Centro de Convenções de Sergipe. Parlamentares, professores, estudantes, assistentes sociais e representantes dos conselhos Federal e Estadual de Assistência Social se unem para encontrar formas de valorizar os trabalhadores da área e observar o funcionamento do sistema sob a ótica do usuário.

Desde o mês de maio, as conferências municipais estão sendo realizadas em todas as capitais brasileiras. Os encontros seguem até agosto. Essa é a primeira etapa preparatória para a Conferência Nacional, que ocorrerá entre os dias 7 e 10 de dezembro. A segunda etapa acontece entre os meses de agosto e outubro, e consiste nas conferências estaduais.

De acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira, presente à mesa de abertura do evento, espaços como a conferência municipal são fundamentais para discutir os problemas em torno do trabalho de assistência social junto ao cidadão e encontrar soluções para eles. "As conferências temáticas são salutares para trocar experiências e analisar os avanços conquistados nos últimos anos, principalmente no tocante às políticas públicas", afirmou Edvaldo.

"Tenho orgulho de ter sido um dos protagonistas na implantação do SUAS em Aracaju, tanto como prefeito quanto como vice-prefeito da cidade. Nós saímos de uma rotina de assistencialismo para efetivar políticas públicas de assistência social de verdade", complementou o prefeito.

Para o secretário municipal de Assistência Social (Semasc), Bosco Rolemberg, o evento é estratégico para consolidar ainda mais o trabalho de implantação do projeto nacional. "Esse é o momento de evoluir e focar em questões essenciais para que possamos combater de forma eficaz a desigualdade socioeconômica. O controle social e o acompanhamento das famílias dependem muito do sucesso desse plano. Estamos discutindo também estratégias de combate à extrema pobreza", disse.

SUAS

Desde que a presidenta Dilma Rousseff aprovou o projeto de lei que determina a criação do SUAS, em julho de 2011, o sistema está sendo implantado em todos os estados do Brasil. Por isso, de acordo com o representante do Conselho Nacional de Assistência Social e coordenador geral de Gestão do Trabalho do Ministério do Desenvolvimento Social, José Ferreira Cruz, um dos objetivos da conferência é avaliar o trabalho do SUAS nas cidades.

"O processo de implantação do SUAS se inicia nos municípios, da base para o topo. Por isso, esse é o momento de cada município avaliar sua responsabilidade nesse processo, falar sobre a conjuntura de suas unidades de assistência social e debater as diretrizes do projeto de lei", explicou o representante do MDS, José Ferreira Cruz, um dos palestrantes do evento.

Logo após a abertura, a assistente social Rose Ferreira proferiu a palestra 'Os avanços na Consolidação do SUAS com a valorização dos Trabalhadores e a Qualificação da Gestão dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios'. A pesquisadora da PUC-SP falou sobre a reordenação e o fortalecimento dos trabalhadores no combate à pobreza. A realização da conferência conta com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e da Secretaria de Estado da Inclusão e Desenvolvimento Social.

Presenças

Estiveram presentes à conferência o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Emmanuel Nascimento; a presidente do Conselho Regional de Serviço Social, Ana Paula Leite; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Cristiane Oliveira; a deputada estadual Ana Lúcia; a vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Adriana Oliveira e a presidente do Conselho Regional de Psicologia, Edel Mendonça.

A educadora e a representante da Secretaria de Estado da Inclusão e Desenvolvimento Social (Seides) Ivânia Pereira e a educadora Ana Maria Menezes também estiveram presentes ao evento, além de representantes do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas).