Foi realizada nessa segunda-feira, 1º de agosto, a quarta reunião do Comitê Consultivo de Arborização do Município de Aracaju. A reunião aconteceu no auditório da Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease). Na ocasião foi apresentado o relatório da Comissão Técnico-Científica, que visitou as obras do novo calçadão da avenida Beira Mar. Também foram constituídas as comissões de Planejamento e de Mobilização.
"O Comitê vem se fortalecendo a cada dia. Essas reuniões, com a participação efetiva de representantes de entidades públicas e privadas, demonstram a importância do comitê frente aos desafios da arborização na cidade de Aracaju", disse Francisco Ney, gerente de Áreas Verdes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), órgão público que, ao lado da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), representa a Prefeitura de Aracaju.
A arquiteta Jania Reis Batista, que representa o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), apresentou um relatório com sugestões. "Uma das primeiras atividades da Comissão Técnico-Científica foi surgerir algumas recomendações, entre as quais uma lista de espécies arbóreas, ornamentais e frutíferas a serem adquiridas pela Emsurb para utilização nos espaços públicos de Aracaju", registrou.
Como segunda atividade a Comissão realizou uma visita às obras do calçadão da avenida Beira Mar. "Recomendamos também a implantação de novas espécies na faixa de grama que limita internamente o calçadão. Para isso deve-se priorizar as que possuem floração como ipês, canafístulas e cássias", explicou a arquiteta.
Comissões
Também na reunião foram compostas as comissões de Planejamento e de Mobilização. "A cada reunião estamos aprofundando o debate e especificando o campo de atuação dessas comissões. Estamos construindo isso para termos um trabalho de qualidade em todos os setores, a exemplo da educação ambiental, controle de espécies e a arborização de maneira geral", informa José Waldson Costa, representante da Sociedade Semear, responsável pela elaboração do regimento interno.
O Comitê, criado através do decreto nº 2.270/09 e com sua composição alterada também por decreto de nº 3.474/11, conta com nove representantes da sociedade civil e nove representantes do poder público. O Comitê é composto por representes da UFS, Unit, Secretaria Municipal de Planejamento, Emurb, Embrapa, Adema, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SE), Ibama, Sociedade Semear, Instituto Vida Ativa e Ciclo Urbano.