Com a proximidade do verão, a estação mais quente do ano, os banhistas invadem as praias em busca do sol e mar. Pensando nesse aumento de frequentadores no litoral da capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju ampliou os dias dos serviços de limpeza de praia.
Segundo a presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Passos, os serviços de gadanhamento, recolhimento de lixo, varrição, serão feitos todas as segundas, terças, quintas e sextas. "Também iremos fazer um reforço nos dias que antecedem os feriados, atendendo com eficácia a demanda que surgir", informa.
A Emsurb recolhe, mensalmente, cerca de 60 toneladas de lixo, entre cascas de coco, de amendoim, bagaços de cana, copos descartáveis. Durante esse período, o cronograma de limpeza recebe serviço especial atendendo assim, principalmente, toda a areia da praia. "Na alta estação essa quantidade de lixo recolhido pode até dobrar, por isso preparamos uma escala que conta com um batalhão de agentes de limpeza", acrescenta o gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, José Roberto Gomes.
Além dos agentes, o serviço de limpeza tem o apoio de um veículo saneador, que é um trator capaz de recolher de pequenos resíduos até de 15 quilos a uma profundidade considerável. "A máquina teve início de atuação no verão do ano passado e já mostrou eficácia, principalmente, no recolhimento dos resíduos que são difíceis de coletar, como cascas de amendoim, birras de cigarro", destaca Roberto.