Novos coordenadores escolares serão eleitos amanhã

Educação
14/12/2011 17h02
Início > Notícias > Novos coordenadores escolares serão eleitos amanhã

Nesta quinta-feira, 15, das 7h às 21h, unidades de ensino mantidas pela Prefeitura de Aracaju irão realizar as eleições para gestão 2012/2013 dos coordenadores das escolas da rede municipal. O processo eleitoral foi divulgado através de publicação do edital da eleição em um jornal local de circulação diária. Professores, funcionários, pais e alunos maiores de 14 anos poderão participar do pleito.

Conforme o cronograma de atividades para o processo eleitoral das escolas, as inscrições das chapas junto à Comissão Eleitoral Geral foram efetivadas na Coordenadoria de Gestão Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizada na Avenida Pedro Paes Azevedo.

Para o diretor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Moacir Sousa, a função do coordenador escolar é de grande responsabilidade. "Coordenar uma escola não é simplesmente deixar uma sala de aula, é muito mais que isso. A função de coordenar é tão responsável e preocupante quanto estar ministrando aulas porque, através desse papel, é possível enxergar a escola sob outro olhar, percebendo as dificuldades para obtenção de recursos e ao mesmo tempo dando continuidade a todas as atividades da escola", explicou Moacir Sousa.

A coordenadora de Gestão Escolar da Semed, Maria Virgínia de Azevedo, comenta que as eleições escolares representam um grande passo rumo à gestão democrática. "A expectativa é que a comunidade escolar compareça e contribua para a escolha dos melhores candidatos aptos a atender as necessidades da escola". Maria Virgínia ainda explica que os novos coordenadores assumirão a gestão das escolas de acordo com a legislação e o estatuto vigente. "Eleitos, os coordenadores irão compartilhar ações com membros do Conselho Escolar, cuidando principalmente dos aspectos pedagógicos, financeiros e administrativos", destacou.

Requisitos

Para se candidatar à função de coordenador geral de uma determinada unidade de ensino da rede municipal de Aracaju é necessário possuir habilitação específica de grau superior correspondente à Licenciatura Plena, ter disponibilidade para cumprimento de jornada de 40 horas semanais e não ter sofrido penalidade administrativa nos últimos cinco anos.

Além disso, é preciso ter no mínimo três meses de exercício na unidade escolar sede ou em seus anexos, ter no mínimo dois anos de experiência no exercício da docência, ter no mínimo três anos de efetivo exercício no magistério público municipal e apresentar proposta de plano de ação para implemento das metas na unidade escolar, de acordo com as diretrizes e normas do sistema municipal de educação e legislação de ensino vigente.