A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços (Emsurb), iniciou na manhã desta quarta-feira, 11, o cadastro dos vendedores para a comercialização no Pré-Caju 2012. Centenas de comerciantes ambulantes fizeram fila no pátio da Diretoria de Espaços Públicos (Direpa), no Parque da Sementeira, para efetivar o cadastro, que tem como exigência o documento de identidade e CPF originais e comprovante de residência no estado de Sergipe. O cadastro segue até as 17h.
"Um das exigências é o comprovante de residência no estado de Sergipe justamente para permitir o desenvolvimento da economia local. Em outras ocasiões, pessoas de outros estados participavam do sorteio e de uma certa forma isso prejudicava os comerciantes locais que vivem da renda de eventos como o Pré-caju", explica Antônio Carlos, diretor de Espaços Públicos. "Também não serão aceitas inscrições de menores de 18 anos", completa.
No total serão aproximadamente 800 permissões para a comercialização ao longo da avenida Beira Mar, local onde acontece a festa. O cadastro é destinado a bares, capetas, towner, caldo de cana, tenda, isopor grande, milho, pipoca, bala, acarajé, carro de coco, amendoim e adereços carnavalesco.
Para os que forem sorteados no comércio de alimentos, é obrigatória a participação no curso sobre higienização e manipulação de alimentos, que será ministrado pela Coordenação da Vigilância Sanitária (Covisa), ligada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). "Esse curso é obrigatório para todos aqueles que manipulam alimentos. O curso acontecerá já na próxima segunda-feira, a partir das 8 horas, na Aease", informa o diretor. O sorteio será realizado na próxima sexta-feira, 13, a partir das 8h.