Emsurb faz balanço de atuação no Pré-Caju 2012

Serviços Urbanos
23/01/2012 17h19
Início > Noticias > 49097

Durante os quatro dias do Pré-Caju 2012, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realizou os serviços de limpeza e fiscalização de comércio ambulante, além da realização do projeto "Sou Catador" e do bloco Tá Limpo.

Segundo a presidente da Emsurb, Lucimara Passos, o saldo foi positivo. "Mais uma vez, ficou concretizado que o planejamento prévio é o sinônimo para o sucesso. Todos os anos montamos a estratégia de atuação e esse ano ousamos até no lançamento do projeto", revelou.

Bloco Tá Limpo

O bloco já virou tradição no Pré-Caju e esse ano não foi diferente. "Reafirmamos as mensagens do compromisso ambiental, da cidadania e a importância dos agentes de limpeza da nossa cidade", disse Lucimara.

Espaço voltado para os artistas sergipanos, o Tá Limpo levou para o Pré-Caju 2012 as bandas Lateiros Curupira, Reação, Só Lamento e Groove Night, assim como os Djs Leo Levi e Kaska.

Somando com as atrações, um grupo de percussão, coordenado pelo músico Tom Toy, abrilhantou o bloco. Cerca de 30 servidores da Emsurb participaram da oficina. "É uma excelente oportunidade que temos de estimular junto à população a valorização de nossas manifestações tradicionais", afirmou.

Sou Catador

O projeto "Sou Catador" iniciou a atuação no Pré-Caju 2012, onde foi feito um cadastro dos catadores de material reciclável que trabalharam no evento. "No total foram aproximadamente 170 cadastrados. Fornecemos um kit de identificação, além de um ponto de apoio para que eles pudessem armazenar o material recolhido durante os dias da prévia", informou Lucimara. Assim como a orientação da farda, os servidores da Emsurb reforçaram para os catadores a proibição do trabalho infantil.

Limpeza

Durante o evento, 270 agentes de limpeza fizeram o serviço de recolhimento de lixo, varrição, lavagem do local. "As equipes iniciavam o trabalho às 6h. Até o momento, foram recolhidos 57,49 toneladas de resíduo", informa José Roberto Gomes, gerente de Limpeza Urbana.

Espaço público

A organização do comércio ambulante contou com a participação de 300 fiscais da Emsurb. A atuação proporcionou espaço para os foliões, melhorando o fluxo de pessoas, e a segurança.  "Esse ano, por exemplo, não constatamos nenhum produto de vidro na área do evento e apertamos a fiscalização no comércio de palitos de churrasco", acrescentou Antônio Pereira, gerente de Espaços Públicos e coordenador das equipes.

Banheiros químicos

A distribuição de 250 banheiros químicos foi planejada para atender o público, ficando espalhados em todo percurso do evento. "Os operadores de limpeza fizeram a higienização antes de cada dia, às 6h, no início da noite e durante o evento", explicou Silvana Gomes, gerente de Abastecimento.

Áreas verdes

Além das proteções metálicas em torno de árvores e plantas, a manutenção da área foi feita antes, durante e depois. "Reforçamos na adubação e irrigação. Após o Pré-Caju, vamos observar o desenvolvimento das áreas verdes", diz Fernanda Matos, engenheira agrônoma da Emsurb.