Aracajuanos participam ativamente de rede social

Comunicação Social
30/01/2012 17h13
Início > Notícias > Aracajuanos participam ativamente de rede social

Os aracajuanos têm participado ativamente do site de relacionamento social Facebook. Essa é a constatação da pesquisa realizada pela agência de propaganda Teaser, que apontou Aracaju como a terceira capital nordestina com a maior penetração na rede social, um índice de 29,2%. O município somente ficou atrás das cidades de Salvador (37,7%) e Recife (31,5%) que possuem, respectivamente, uma proporção populacional em quatro vezes e duas vezes maior que a capital sergipana. No ranking nacional, Aracaju também aparece bem posicionada na lista, considerada como a 13ª capital brasileira com a maior penetração no site. 

Os resultados da pesquisa foram recebidos com ânimo pela diretora de Novas Tecnologias da Prefeitura de Aracaju (PMA), Waneska Cipriano, que coordena o trabalho da instituição nas redes sociais. Na opinião da jornalista, a participação do internauta de Aracaju ajuda a fortalecer o trabalho desenvolvido pela PMA na construção de uma comunicação direta com o cidadão.

"Seja no Facebook , Blog , Twitter , Youtube ou Flickr , a Prefeitura de Aracaju vem trabalhando ativamente com o internauta, através de uma comunicação dialógica e direta com o seu público. Todos esses canais acabam se transformando em um serviço de ouvidoria, em que é possível captar todas essas informações e redirecionar para os órgãos e unidades responsáveis em atender as perguntas da população", explica.

Pioneiro

Desde 2008, a Prefeitura de Aracaju desenvolve um trabalho pioneiro dentro das redes sociais. A PMA é considerada como uma das primeiras instituições públicas municipais inscritas nos canais de relacionamento on-line. Segundo Waneska, a intensa atuação do município nas redes sociais é refletida pelo imenso número de seguidores cadastrados nos seus perfis.

"A Prefeitura de Aracaju já possuía canais de relacionamento como ‘Fala-Cidadão' e com a possibilidade de comentários nas matérias do site. Mas o uso das redes sociais ampliou a nossa potencialidade de comunicação com os cidadãos. E parece que os resultados do trabalho desenvolvido estão aparecendo, a partir do grande número de usuários que seguem as páginas de relacionamento da instituição. Só no Facebook, estão cadastrados cinco mil usuários e no twitter possuímos mais de 2.700 seguidores", fala Waneska, ainda considerando que outras grandes administrações municipais, como São Paulo e Belém, possuem entre seguidores no Twitter, apenas 812 seguidores e 2.340 seguidores, respectivamente.

Para o secretário em exercício de Comunicação, Elton Coelho, o investimento em canais de relacionamento on-line reforça o poder de comunicação da administração municipal com a população. "É uma forma de estreitar ainda mais o diálogo aberto e claro com a população. Mostrando os serviços essenciais prestados pelo poder público, diversificando novas formas de interação e contato com a população, além de priorizar os serviços de instantaneidade e imediatismo na divulgação de algumas informações em tempo real, por meio dos serviços de trânsito ou como em grandes eventos, a exemplo do Forró Caju e Projeto Verão", afirma.

Pesquisa

Por cerca de um mês, equipes da Agência Teaser realizaram o monitoramento do número de usuários ativos do Facebook de cada município brasileiro, e compararam estes dados com o número de habitantes de cada lugar. O resultado final dessa proporção gerou o percentual de penetração de usuários em cada cidade. A pesquisa, realizada entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012, também avaliou o perfil dos internautas aracajuanos da maior rede social do mundo que, em sua maioria, são do sexo feminino, entre 18 a 24 anos.

Outro dado interessante da pesquisa é que Sergipe, em comparação aos outros estados do país, possui um índice de penetração de 10,5%. Já os municípios sergipanos que possuem um maior índice de penetração são Itabaiana (8,8%), Lagarto (8%) e Poço Verde (7,5). Para o diretor de planejamento da Agência Teaser, Rodrigo de Freitas, a pesquisa serve para entender o perfil do usuário do site de relacionamento e de como as empresas podem lidar especificamente com essas características.

"Hoje em dia, o posicionamento do público on-line deve ser fortemente considerado pelas empresas, sejam elas de caráter público ou privado. A intenção com a pesquisa é notar com quem você está compartilhando informações nesses sites, buscando uma otimização da sua resposta e do seu modo de relacionamento com o público", explica.

'Aracaju Digital'

Em 2011, Aracaju já aparecia como a 3ª capital do Nordeste no Índice Brasil das Cidades Digitais, segundo pesquisa realizada pelo Instituto de pesquisa CPqD e a empresa Momento Editorial, no mês de junho. O objetivo do levantamento era medir o nível de digitalização dos municípios brasileiros que utilizam as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Dentre os mais de cinco mil municípios brasileiros, somente 75 foram classificados na pesquisa, sendo que Aracaju aparece melhor posicionada no ranking do que grandes metrópoles nordestinas como Salvador e Fortaleza.

A partir dos investimentos na política de inclusão digital e tecnológica, Aracaju recebeu destaque com os seus projetos de democratização e livre acesso à internet. Como por exemplo, o ‘Aracaju Digital' que pretende até 2012 cobrir 30% do município com internet gratuita, através do acesso de redes sem fio (wireless).

Na opinião do diretor de planejamento da Teaser, a promoção de políticas públicas de inclusão digital pode estimular o crescimento do número de internautas na cidade, além de ampliar o quantitativo de usuários das redes sociais, inclusive do Facebook. "Os resultados da pesquisa seriam ampliados e poderíamos projetar que o número de participantes do Facebook chegaria a 40%, ainda em 2013. Realmente, a possibilidade de inclusão de novos usuários dinamiza as potencialidades das redes sociais, que amplificam a sua capacidade de reverberação as ações do mundo real no universo virtual", pontua Rodrigo.