Novas tecnologias atraem alunos para rede municipal

Educação
03/02/2012 15h39
Início > Noticias > 49254

A utilização de lousas digitais e uso de laptops em sala de aula, recursos que antes estavam distantes da realidade dos estudantes das escolas da capital sergipana, e que agora proporcionam que crianças de diversas idades tenham acesso a um ensino mais qualificado, dinâmico e que atrai cada vez mais o interesse dos alunos.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Maria Thétis Nunes, por exemplo, os alunos já têm acesso aos computadores portáteis, e tanto eles quanto os professores estão satisfeitos com os excelentes resultados obtidos com a adesão da unidade de ensino ao programa ‘Um Computador por Aluno'. De acordo com o professor de Língua Portuguesa Tarcísio Tadeu Pereira, o uso da ferramenta colabora no sentido de possibilitar que os alunos possam interagir de forma mais dinâmica nas aulas e aprender o conteúdo de maneira mais prática.

"Tenho notado que eles estão mais desenvoltos com o uso da tecnologia. Seja para se comunicar via e-mail, ou para utilizar as potencialidades de pesquisa da internet. É impossível não perceber significativos avanços na capacidade de aprendizagem deles. De fato, a iniciativa da Prefeitura de Aracaju em implantar este projeto, demonstra a abertura de novas perspectivas e resultados positivos na educação local", explica o professor.

Já para Ivani Andrade, aluna da Emef, agora está mais fácil concluir as lições de casa designadas pelos professores. "Pesquisar qualquer assunto na internet ficou mais rápido e prático. Antes tínhamos de recorrer às lan houses, mas agora isso não é mais necessário. Sem contar que na sala de aula o professor dá ótimas indicações sobre quais conteúdos e materiais disponíveis na internet são mais interessantes e proveitosos para complementar nossos estudos", conta a estudante.

Implantação

Adquiridos com recursos da própria secretaria, os computadores estão sendo destinados a 17 escolas de Ensino Fundamental, representando 50% da rede de Educação Fundamental da cidade, que deverão receber os computadores ainda no primeiro semestre deste ano. As instituições que serão contempladas serão as Emefs Alencar Cardoso, Elias Montalvão, Florentino Menezes, José Carlos Teixeira, Juscelino Kubitschek, Ministro Geraldo Barreto Sobral, Papa João Paulo II, Laonte Gama da Silva, Oviêdo Teixeira, Prof. José Antônio da Costa Melo, Profª Letícia Soares Santana, Sabino Ribeiro, Santa Rita de Cássia, Sérgio Francisco da Silva, Tenisson Ribeiro, Profª Rachel Cortes Rollemberg e Profª Núbia Marques.

Além dos laptops, lousas digitais também estão ganhando espaço nas escolas da rede municipal. O equipamento, que tem como objetivo melhorar, dinamizar o ensino, e explorar novas práticas pedagógicas nas escolas municipais, também começará a ser utilizado neste ano letivo.

As lousas, sensíveis ao toque, possuem recursos de multimídia, simulam imagens, inclusive em três dimensões, e possibilitam a navegação na internet.  Com estas vantagens, antes inviabilizadas com a utilização dos quadros de giz, os alunos terão acesso a aulas interativas, que irão facilitar cada vez mais o aprendizado dos conteúdos ensinados em salas de aula.

De acordo com Adenilson Alves, coordenador pedagógico de uma das primeiras escolas a receber o benefício, a Emef Profª Letícia Soares de Santana, este recurso didático, além de abrir muitas possibilidades para a escola, está encantando os estudantes. "O número de alunos interessados em se matricular na escola está aumentando devido à chegada das lousas. É notável o entusiasmo, a curiosidade e a ansiedade com que os estudantes aguardam o começo do ano letivo para poder assistir as aulas". Adenilson também conta que todas as salas de aula da escola possuem a lousa. "O equipamento está presente em toda a escola, e desperta cada vez mais o interesse dos alunos pelo conteúdo ensinado em sala de aula. Além disso, até os professores estão entusiasmados para utilizar o equipamento e planejar aulas mais dinâmicas e interativas", completou.

O secretário municipal de Educação, Antônio Bittencourt, acredita que com a chegada dos novos recursos a qualidade da educação municipal está sendo aprimorada. "Esta é uma forma de elevar a educação, e ao investir em novas práticas, nós estamos estimulando os alunos a aprenderem de forma diferenciada e aumentando os seus potenciais de conhecimento. Sem dúvida, a educação do município nunca passou por uma transformação e avanço tão significativo quanto o que temos visto nos últimos anos", avalia.