Comissão define diretrizes da 1ª Consocial

Controladoria Geral do Município
27/02/2012 17h33

Nesta segunda-feira, 27, a comissão organizadora da 1º Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (Consocial) esteve reunida para traçar as diretrizes do evento que acontecerá no dia 9 de março, no Hotel Mercure, com o objetivo de incluir a sociedade civil para discutir meios de participação no controle dos gastos públicos.

Na conferência serão discutidos eixos como a promoção da transparência pública e o acesso à informação de dados públicos, mecanismos de controle social e a capacitação da sociedade, atuação dos conselhos de políticas públicas e diretrizes para prevenção de combate à corrupção. "Haverá debates dos grupos e formação de ideias que serão apresentadas na Conferência Nacional em Brasília", conta a secretária Municipal de Controle Interno, Wilza Vaz.

A comissão organizadora é composta por 60% da sociedade civil e movimentos sociais, 30% do poder público e 10% dos conselhos. "A maior parte é a sociedade civil, pois o objetivo inicial é a promoção da transparência e o incentivo à participação da sociedade no monitoramento da gestão", explica Wilza.

Participação

A 1º Consocial acontecerá no turno da manhã e será aberta para o público em geral. "Nós queremos que a sociedade participe, pois é essencial para nós termos conhecimento das opiniões e também queremos estimular a participação popular para que prezem pela transparência do serviço público", comenta a secretária.