Coordenação Municipal da Juventude discute políticas públicas para os jovens

Governo
22/05/2012 18h02

Jovens de várias partes de Sergipe se reuniram nesta terça-feira, 22, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos para uma discussão proposta pela Coordenação Municipal da Juventude, em que o foco foi debater políticas públicas para os jovens. O evento foi aberto com um café da manhã, que contou com a participação do coordenador Estadual de Juventude, Fredson Santana e da presidente do Conselho Nacional da Juventude, Ângela Guimarães.

De acordo com o coordenador Municipal da Juventude, Antonino Cardozo, o evento projeta Aracaju no cenário nacional da luta pelos direitos da juventude. "Nós reunimos aqui um segmento que discute para criar frentes em defesa das pautas voltadas para os jovens. Vamos, por exemplo, divulgar nota apoiando a aprovação final da lei da vereadora Karla Trindade que institui o termo juventude na lei orgânica do município", comentou Antonino.

Participaram do evento gestores de municípios sergipanos, grêmios escolares e centros acadêmicos, que influenciam diretamente em uma das pautas mais voltadas para a juventude: a qualidade da educação e os passos dados em favor de mais oportunidades. "Uma das bandeiras defendidas é a questão dos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) direcionados para a educação. A gente entra na cena nacional como um dos estados que tem articulação pensando nesse tema. Inclusive já existe a articulação para criar uma rede nacional de conselhos da juventude", explicou o coordenador municipal.

Ativa há dois meses, a Coordenadoria Estadual de Juventude também foi representada no encontro e celebrou a iniciativa. "A Coordenadoria Municipal de Juventude está de parabéns em promover esse debate. Mostra a maturidade da cidade de Aracaju, que quer crescer ainda mais e desenvolver ações voltadas para a juventude. Nós da Coordenação Estadual , temos o desafio de trabalhar integrado com as secretarias, sendo articuladores junto ao jovens. E esse desafio é mais facilitado quando os próprios municípios entendem e desejam participar dessa iniciativa", explica Fredson Santana, coordenador estadual.

A postura da articulação aracajuana foi elogiada pela presidente do Conselho Nacional da Juventude, Ângela Guimarães, que ressaltou o bom momento vivido pela capital. "Aracaju está em sintonia com o trabalho que estamos desenvolvendo em âmbito nacional, como por exemplo a inserção do capítulo na Constituição voltada para os jovens. Nós somos 50 milhões de jovens no Brasil, e estamos num ótimo momento de crescimento, onde a população jovem quer produzir, quer participar. E o nosso trabalho é garantir que as políticas sejam consolidadas, mostrando que não é preciso esperar o bolo crescer pra dividir. E sim dividir, dar oportunidades para que o Brasil cresça", assegura Ângela.