Nesta quarta, 17, e na quinta-feira, 18 de outubro, dentistas das Redes de Atenção Primaria e Especializada da capital sergipana estão sendo capacitados para diagnosticar o câncer bucal. A atividade promovida pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Aracaju mobiliza os profissionais da Saúde para a III Semana de Câncer de Boca. O evento será realizado em todas as 43 Unidades de Saúde da Família (USF) do município no período de 22 a 26 de outubro.
A coordenadora do Programa Saúde Bucal, Iucema Santana, revela que além do treinamento dos profissionais da Saúde para a busca ativa de novos casos da doença, a III Semana de Câncer de Boca vai contar com ações educativas e de prevenção. “A programação deste ano traz panfletagens nas ruas e palestras. Além de tudo, temos ações voltadas para conscientizar usuários de cigarro ou bebida, esclarecendo o quanto hábitos nocivos ao organismo potencializam o risco de câncer de boca”, explica.
Capacitação
Na manhã desta quarta-feira, 17, a capacitação sobre câncer de boca contou com a participação do professor da Universidade Federal de Sergipe (USF), Cleverson Trento. Ele explicou para os profissionais da Saúde aspectos importantes da enfermidade como o diagnostico, prevenção e tratamento.
Na opinião da odontóloga, Josefa Rosângela, a capacitação e a 3ª Semana de Câncer de Boca acontecem em um momento oportuno. “O câncer de boca atinge milhares de brasileiros e aqui em Aracaju também temos lidado cotidianamente com a enfermidade. Acredito que o reforço sobre o tema é muito válido para ajudar a prevenir a doença nas comunidades e conscientizar a população sobre os riscos”, afirma.
Saiba mais
A III Semana de Câncer de Boca atende a Lei Municipal 3.764 de 8 de fevereiro de 2010. Todos os anos o evento conta com parceiros como o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE).