O Parque Governador Antônio Carlos Valadares, popularmente conhecido como Parque dos Cajueiros, está sendo palco do projeto da Fundação SOS Mata Atlântica intitulado de ‘A Mata Atlântica é Aqui - Exposição Itinerante do Cidadão Atuante'. A ação iniciada na última segunda-feira, 22, e que irá se estender até o próximo dia 4 de novembro, conta com uma grande estrutura com o objetivo de promover educação ambiental.
Plantas nativas, animais empalhados, fotografias do ecossistema marinho, trilhas ecológicas e dois caminhões adaptados para a realização de palestras e atividades educativas são alguns dos itens expostos na extensa área do parque. A equipe de agentes ambientais do projeto ‘Cidadão Consciente, Cidade Limpa' prestigiou a iniciativa ao lado das representantes da Assessoria Técnica da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), na manhã do dia 24.
"O projeto já visitou mais de 90 cidades por todo o Brasil e atualmente está em seu quarto ciclo anual. A nova etapa teve passagem pelas cidades do Rio de Janeiro durante a conferência Rio+20, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife e Maceió. Agora, a fundação tem como foco mostrar ao público o valor da zona costeira e dos ecossistemas marinhos, destacando como as ações cotidianas impactam a biodiversidade marinha e afetam a população brasileira. Foram visitados 14 municípios litorâneos no período de um ano. Aracaju, que já recebeu a exposição em agosto de 2010, é a sexta cidade a recebê-la em sua nova jornada", ressaltou a bióloga e representante da Fundação SOS Mata Atlântica, Nadine Bitencourt.
De acordo com a assessora técnica da Emsurb, Trícia Dantas, a ação trouxe uma nova abordagem ao discutir sobre as questões ambientais. "Os agentes ambientais, que realizam diariamente visitas às residências com um trabalho de conscientização ambiental com o foco na coleta seletiva, tiveram a oportunidade conhecer novas abordagens do meio ambiental nesta exposição interativa", afirmou.
A agente ambiental Fernanda dos Santos disse que a exposição permitiu uma nova percepção dos ecossistemas. "Fiquei surpresa com a quantidade de lixo ingerido por animais marinhos e o descarte de lixo em praias do litoral. Nós que abordamos sobre o lixo doméstico e o descarte consciente tivemos nesta exposição à oportunidade de ampliar nossos conhecimentos sobre educação ambiental", comentou a jovem que ainda participou da trilha ecológica pela área verde do parque.
A exposição ‘A Mata Atlântica é Aqui - Exposição Itinerante do Cidadão Atuante' é aberta à sociedade em geral, no entanto, instituições de ensino podem agendar visita ao local através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) pelo telefone 3198-1917.