Está em vigência desde o sábado, 1º, o uso da “Bandeira 2” por 24 horas nos mais de 2 mil taxis de Aracaju. A medida vale durante todo o mês de dezembro e representa um acréscimo na tarifa normal da corrida - que normalmente é de R$ 3,90 para os táxis que não operam com desconto e de R$ 3,80 para os que operam com desconto.
A cobrança é regulamentada pela Lei Municipal 2.022, de 5 de agosto de 1993 e foi resultado da reivindicação dos taxistas, de acordo com o presidente do Sindicato dos Taxistas de Aracaju (Sintax), Gerson Ferreira. “É um incentivo importantíssimo para a nossa categoria”, explica.
Segundo Gerson, a Bandeira 2 já é aplicada durante os sábados, domingos e feriados. Por isso, a adoção dela em período integral no mês de dezembro já não causa mais tanto estranhamento aos clientes. “Todo mundo tem aceitado muito bem por todos esses anos”, diz o presidente do Sintax.
De acordo com Sheila Barbosa, diretora de Transporte da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), ao aplicar a Lei que permite a cobrança da “Bandeira 2”, a Prefeitura Municipal de Aracaju está incentivando os taxistas. “São profissionais autônomos e que, assim, terão como garantir o 13º salário”, afirma Sheila.