Ao som de marchinhas de frevo os servidores da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) começaram suas atividades na empresa com muita alegria durante o Grito de Carnaval. Os participantes foram a caráter, com máscaras coloridas e muito confete. Tudo aconteceu em volta de um saboroso café da manhã, que foi servido durante a confraternização.
A disposição nos dias de folia é garantida, já que os servidores da Emsurb praticam ginástica laboral no início do trabalho na empresa. São oferecidas duas turmas com a supervisão do preparador físico Fábio Augusto Sá Júnior. A aula vai das 8h30 às 8h45, nas segundas, quartas e sextas, em frente ao setor de Segurança e Medicina do Trabalho. Nas terças e quintas, no mesmo horário, a ginástica acontece nas imediações do Horto e Oficina de Papel.
O preparador físico explicou que a ginástica compensatória de relaxamento que é desenvolvida com os servidores foca em exercícios que compensem os movimentos diários do trabalho. Segundo ele, com a ginástica há uma melhor qualidade de vida, e a prática ainda proporciona aos servidores disposição e satisfação ao atuar no trabalho.
Iniciado em 2010, o projeto partiu de três servidoras da Emsurb, que continuam na coordenação dos encontros para a Ginástica Laboral. Maria Amália Almeida, coordenadora de Segurança e Medicina do Trabalho; Lara Guimarães, coordenadora de Desenvolvimento e Divisão Pessoal, e Karina Costa, auxiliar administrativa, são as responsáveis pela iniciativa. Segundo elas, os movimentos ajudam nas dores e flexibilidade das articulações, principalmente para a equipe da Oficina de Papel, que é composta por mais idosos. "Antes não conseguia levantar o braço para estender roupa. Hoje já faço o trabalho com facilidade", enfatizou Maria Amália.