Goretti Reis defende integração com órgãos de controle

Saúde
08/03/2013 10h45
Início > Notícias > Goretti Reis defende integração com órgãos de controle

“A integração do executivo com os órgãos de controle é de vital importância para os gestores evitarem transtornos no CPF (Cadastro Pessoa Física)”. A afirmação é da secretária municipal de Saúde, Goretti Reis, que participou como debatedora do Acolhimento aos Secretários Municipais de Saúde, evento que acontece nos dias 7 e 8 no auditório do Quality Hotel. Ao se referir aos “transtornos no CPF”, Goretti quis dizer que as ações judiciais acabam recaindo contra os gestores.

Goretti defendeu, ainda, que essas ações nos órgãos de controle aconteçam em tempo real, sejam mais céleres. “Muitas vezes, quando isso ocorre, o gestor nem lembra mais do que ocorreu e isso cria dificuldades para a defesa”, pontuou.  Essas considerações surgiram porque Goretti foi debatedora no painel onde ocorreram as palestras do promotor de Justiça, Fábio Viegas, do diretor técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sidney de Melo Tavares, e do analista financeiro da Controladoria Geral da União (CGU), Jeilson de Carvalho Leão.

Cada palestrante mostrou, resumidamente, como funcionam os respectivos órgãos onde atuam e de que forma os gestores podem acioná-los para tirar dúvidas a fim de evitar problemas futuros. O promotor de Justiça, Fábio Viegas, que atua na Promotoria da Saúde, disse que o MPE está dando orientação a gestores de diversos municípios. Os representantes do TCE e da CGU asseguraram que estão à disposição dos secretários. No final das palestras diversos secretários tiraram várias dúvidas.

O Acolhimento aos Secretários Municipais de Saúde de Sergipe lança na manhã de hoje, 8, o lançamento do portal do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de Sergipe (Cosemsse). O evento tem o apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).