Os frequentadores do Parque Augusto Franco (Sementeira) foram surpreendidos na manhã desta sexta-feira, 8, com uma intervenção da Oficina de Papel do Projeto Reciclart, da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Como forma de homenagear as mulheres no dia dedicado internacionalmente a elas, foram distribuídas bonecas feitas de jornal às homenageadas e um café da manhã foi oferecido aos visitantes.
Na oportunidade, o público pode conferir de perto a criatividade e a habilidade das artesãs que transformam jornal, cola e verniz em belos objetos de decoração e utensílios. Além da manufatura dos produtos, a atual proposta da Oficina de Papel, criada em 1997, pretende estender o atendimento à população em geral e aos turistas, assim como transmitir uma atividade profissionalizante a adolescentes – principalmente de famílias com baixa renda. Sem, contudo, deixar de lado a finalidade de conscientizar os participantes da importância de preservação do meio ambiente.
O coordenador do projeto e responsável pela ação, Murilo Alves, ressaltou a importância da oficina dentro da gestão e que a ideia é expandir o projeto. “Estas artesãs possuem um talento valoroso, pois transformam material reciclável em lindas peças decorativas e este trabalho encanta adultos e crianças. Até então, o projeto era voltado para atender as repartições municipais e apresentar aos alunos de instituições de ensino este trabalho de educação ambiental, agora temos a intenção de expandir o projeto e até de comercializar os produtos para qualificar ainda mais a atividade. Ficamos satisfeitos com a ação na entrada do parque que atingiu seu objetivo de surpreender o público que vêm até este local praticar caminhada e principalmente as mulheres, que celebram o seu dia”, afirmou Murilo.
Quem se aproximou para conhecer de perto a ação pode degustar do café da manhã servido especialmente para o público presente. As visitantes receberam, ainda, boneca de papel como lembrança do projeto. “As pessoas precisavam tomar conhecimento deste projeto que estava escondido e nada melhor como o Dia Internacional da Mulher para apresentar ao público estes artigos confeccionados pelas artesãs”, comentou o presidente da Emsurb, Júlio Flores.
Altair Alves, que frequenta o parque há cinco anos para praticar caminhada nas primeiras horas do dia, disse ter ficado satisfeita com a iniciativa. “Achei bem interessante a ação que concentrou em um local estratégico diversos artigos de decoração e um saboroso café da manhã para homenagear todas as mulheres neste dia tão especial”, comentou a cidadã.
A presidente da Fundat, Gláucia Guerra, prestigiou a ação e parabenizou as artesãs. “Sinto-me orgulhosa de ter sido convidada para comparecer a esta exposição que têm um valor enorme para a sociedade, já que este trabalho além de ser atrativo para decoração evita o descarte de papel no meio ambiente. Estas mulheres que diariamente realizam este trabalho são grandes artistas e merecem o nosso reconhecimento”, afirmou.
O secretário especial de Cultura, Josenito Vitale (Nitinho), esteve na ocasião e também comentou sobre o projeto. ”Este evento irá somar com as diversas ações promovidas pela empresa, que acertou em desenvolver a exposição no Dia da Mulher. A ideia desta gestão é aproximar cada vez mais a população do poder municipal e é isto que a Emsurb e as demais secretarias estão realizando”, ressaltou.