Desde o dia 28 de fevereiro o bairro Coroa do Meio, localizado na Zona Sul da capital, está recebendo intervenção do projeto ‘Cidadão Consciente, Cidade Limpa', desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Apresentando-se de porta em porta, agentes ambientais explicam aos moradores sobre a nova ação de conscientização ambiental na região, que pretende ser concluída no próximo dia 20.
Representantes da assessoria técnica da Emsurb gerenciam o projeto e acompanham de perto as intervenções. "São 22 agentes que se dividem nos turnos da manhã e da tarde para realizar este trabalho de formiguinha, visitando cada residência. O descarte irregular de lixo nesta região é frequente principalmente nas proximidades do mangue e por isso esta ação é tão importante, pois visa esclarecer para este público sobre as caixas coletoras distribuídas no bairro, os dias da coleta de lixo e algumas maneiras de como manipular o lixo úmido, baseado em material orgânico, e o seco, que pode ser encaminhado para reciclagem", esclareceu a assessora técnica Trícia Dantas.
A educadora ambiental Daniela Soares, que auxilia os agentes na ação, comentou sobre a metodologia utilizada na abordagem. "Nos apresentamos de modo uniformizado e explicamos a ideia do projeto, e a receptividade têm sido positiva. A coleta nesta região é disponibilizada nos dias de terça, quinta e sábado e pedimos a colaboração dos moradores para que aguardem o dia da coleta do lixo ou eliminem seus resíduos em caixas coletoras. É preocupante a quantidade de lixo descartado nas proximidades do mangue e sabemos que só com a conscientização essa realidade tem a possibilidade de ser modificada", disse.
O advogado Ananias Teles recebeu a visita dos agentes e disse ter ficado satisfeito ao tomar conhecimento da ação. "Não conhecia o projeto, mas após a abordagem fiquei satisfeito de saber que o meu bairro, que precisa tanto destas ações, está sendo contemplado", afirmou.
Descarte irregular
A existência de pontos clandestinos de lixo resulta na desvalorização do local e leva riscos à saúde dos moradores. A ação é considerada crime segundo a Lei Municipal 1.721/91, do Código de Limpeza Urbana e Atividades Correlatas, que determina: "É proibido lançar ou propiciar a colocação de lixo, entulhos, animais mortos em terrenos baldios ou em qualquer imóvel, edificado ou não, público ou privado, ou quaisquer outros locais não autorizados pela Prefeitura Municipal de Aracaju, ou que prejudiquem os serviços de limpeza urbana (...)".