Emsurb participa das comemorações do aniversário da capital

Serviços Urbanos
18/03/2013 12h50
Início > Noticias > 53758

Garantir a limpeza e o bem-estar da população nos locais que sediaram as comemorações do aniversário de Aracaju que completou no último domingo, 17, 158 anos. Este foi o papel executado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) ao realizar ações que contribuíram para o sucesso da festa que aconteceu em várias localidades da cidade.

A Colina do Santo Antônio, o Mercado Municipal Franco, a Passarela do Caranguejo, a Praça Manoel Bomfim (Bar do Cajueiro), Praça Inácio Barbosa (Mini Golf) e o Povoado São José (Mosqueiro) foram alguns dos locais que receberam intervenções na área de limpeza, poda, pintura e manutenção de sanitários químicos desenvolvidas pelo órgão.

"O aniversário da capital é um dos eventos mais aguardados pela população, já que uma série de atividades é realizada para homenagear a capital e, por isso, a Emsurb que executa diariamente serviços de limpeza não podia ficar de fora destas grandes ações. Oferecemos o apoio necessário e prestigiamos o passeio "Aracaju de Tototó" garantindo a limpeza do mangue e do entorno da Praça Manoel Bomfim, no Inácio Barbosa, como também disponibilizamos sanitários químicos neste e em outros locais que realizaram atividades comemorativas e eventos esportivos", destacou a vice-presidente da Emsurb, Selma França.

O idealizador do projeto "Aracaju de Tototó", Osmário Santos, ressaltou a importância da participação da gestão na iniciativa. "O evento já completou dez anos com a ideia de possibilitar uma conscientização ambiental nas pessoas e com o tempo, a ação passou a fazer parte da programação do aniversário de Aracaju, ou seja, é um evento público que começou de forma tímida e ganhou esta dimensão reunindo mais de 700 pessoas e 15 embarcações. Agradeço ao apoio da Emsurb que garantiu a limpeza do local, sanitários químicos e lixeiras, como também a Funcaju e a Emurb que nos deram apoio durante a festa", disse o organizador.

Ambulantes

Para democratizar a prática de comercialização durante a realização dos shows em comemoração aniversário da capital, na tarde do último domingo, 17, a Emsurb realizou o credenciamento dos ambulantes interessados em participar do evento que ocorreu na praça entre os mercados municipais. "Nos dias 15 e 16 liberamos a prática no espaço onde ocorreram os shows por conta da procura que foi reduzida, no entanto, como sabíamos que o domingo seria o dia que iria atrair mais comerciantes para este espaço, decidimos cadastrar vendedores de alguns segmentos e realizar o sorteio para vendedores de bebidas com a participação da associação de que muitos fazem parte", justificou Selma França.

O presidente da Associação de Barraqueiros e Usuários de Espaço Público de Sergipe (Abueps), Admilton Conceição, comentou sobre a ação: "A ideia foi de organizar a ação de comércio tentando beneficiar a todos que a partir de eventos como estes conseguem obter uma renda extra", afirmou.

A fiscalização do comércio foi realizada nos três turnos por equipes de 15 agentes, que observavam o tipo de produto comercializado, as áreas de venda e a disponibilização do material no espaço público. Todos os locais mantiveram a organização de maneira tranquila e com a colaboração irrestrita dos ambulantes.