Na manhã desta terça-feira, 19, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio de suas secretarias, avançou no objetivo de fazer parte do programa federal "Crack, é possível vencer", via de extrema importância para o combate à disseminação e uso de uma das drogas mais devastadoras e letais, além de, consequentemente, garantir uma cidade com maior segurança pública.
A primeira reunião das pastas do Município, realizada no Centro Administrativo Aloísio Campos, teve a presença de representantes da Secretaria de Defesa Social e Cidadania, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria da Juventude e do Esporte, Guarda Municipal e Fundação Municipal do Trabalho. Além das supracitadas, a Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Indústria e Comércio, Secretaria de Comunicação e Superintendência de Transportes e Trânsito completarão o comitê que tem como competência identificar as problemáticas no âmbito do consumo ao crack e apresentar possíveis soluções por meio de projetos.
Georlize Teles, secretária municipal de Defesa Social e Cidadania, frisou a importância de um trabalho intersetorial para acabar com a ideia vigente de que é mais fácil excluir do que perder tempo, deixando para trás discursos e saídas fáceis. "Há a necessidade de, antes de tudo, enxergar que são seres humanos que necessitam de ajuda. Este é um trabalho diferenciado, é preciso ir além de uma resposta imediatista.", afirmou a secretaria.
Durante a reunião foram apresentados possíveis ações a serem executadas, como planejamento de implantação dos serviços, desde abordagem a acolhimento. Foi ainda apresentado um levantamento de dados policiais em relação à apreensão de drogas na cidade, com indicadores dos principais bairros de foco. Estes dados serão estudados em conjunto com outros por vir, como os da Saúde, Assistência Social e Educação. O diagnóstico detalhado é uma das prioridades, tendo em vista que é referencial para o sucesso e adesão dos projetos do Município diante do Governo Federal, ao qual serão submetidos à aprovação.
A reunião serviu também para o conhecimento dos representantes das pastas do Município a cerca do passo a passo do programa, que vai do Comitê Gestores, pactuação dos serviços, adesão ao programa, alinhamento conceitual, implantação de serviços e por fim acompanhamento e monitoramento.
O Guarda Municipal Edinildo Oliveira se disse emocionado pelo que a reunião representou, a ideia de um trabalho em equipe e consistente, ressaltando que segurança pública deve ser feita com cidadania. "Vou aproveitar o slogan para resumir a sensação deste encontro: amor e trabalho", contou o guarda.
"É necessário se conectar ao ser humano, dar todo o auxílio, toda possibilidade para que ele diga não à droga", assegurou Claudine Aguiar, da coordenação do CAPS Infantil Drogas e Álcool.
O programa "Crack, é possível vencer" foi lançado nacionalmente no final de 2011, disponibilizando um orçamento de R$4 bilhões até 2014. O mesmo preza por ação sistêmica e integrada nas áreas de saúde, segurança, assistência social, educação e direitos humanos, disponibilização de equipamentos e serviços, construção de rede de serviços para atendimento a usuários e família e estímulo a participação e apoio da sociedade.