Em clima de festa e com foco na promoção da saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, de forma simultânea, nesta quarta, 10, na praça Zilda Arns (Jardins), Praça da Juventude (Augusto Franco) e na Associação de Moradores do Conjunto Médici, uma tarde de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. Com foco na prevenção, de modo geral, as ações, integradas ao calendário nacional do Ministério da Saúde, tiveram como objetivo incentivar a prática de atividades físicas, brincadeiras para crianças e a alimentação saudável.
Goretti Reis, secretária municipal de Saúde, explicou que a intenção é esclarecer à população no tocante a cuidados diários, com coisas simples. "Aqui nós estamos promovendo a conscientização de uma forma geral; queremos que estes cuidados tornem-se um hábito em cada um dos aracajuanos, por essa razão que mantivemos as Academias da Cidade nas praças. É melhor prevenir do que remediar; este dito popular é muito mais do que um clichê, é uma necessidade", acrescentou.
Professora do curso de Fisioterapia da Universidade Tiradentes, Maysa Aragão, considerou a atividade extremamente importante para a inserção dos alunos do curso à prática profissional. "Esse evento propiciou a inclusão dos alunos à vivência futura deles, pois todos puderam estar em contato direto com o público, colocando em funcionamento tudo que aprendem na Academia", disse.
Aos 74 anos e com disposição para deixar qualquer jovem com inveja, a aposentada Luzinete Vieira Teles era uma das mais animadas da tarde. "Hoje pude tirar dúvidas sobre como cuidar de minha hipertensão, aprendi como me alimentar melhor e como ter uma vida mais saudável e isso é sensacional", falou. "A terceira idade precisa de mais atividades como esta", completou.
O evento também contou com ações das secretarias de Cultura, Juventude e Esporte (Sejesp), Secretaria Municipal de Infraestrutura, Secretaria de Comunicação (Secom) e Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). A Universidade Federal de Sergipe (UFS); Universidade Tiradentes (Unit), Faculdade Estácio (Fase), SESC, Maratá, Federação Sergipana de Badminton também colaboraram para realização do Dia Mundial de Promoção da Saúde em Aracaju.