Iniciou nesta segunda, 29, um curso sobre o Novo Acordo Ortográfico voltado para os Guardas Municipais (GMs) que atuam na área administrativa do órgão. A ação é resultado da parceria firmada entre o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) que prevê, além de cursos, apoio institucional e logístico em projetos voltados para comunidade.
A instrução conta com 12 horas/aulas e é ministrada pelo professor de Língua Portuguesa Leonardo de Souza Lima, que aplicará uma metodologia de adequação do conhecimento à demanda da GMA. "O novo acordo é uma necessidade para manter a diplomacia em todo o país, falando a mesma língua. A GMA trabalha com a comunicação efetiva e precisa dos subsídios para manter essa interação", disse.
Um total de 30 GMs participam das aulas que se estendem até a próxima segunda, dia 06. Para a GM Eliene Oliveira da Silva, o curso dará suporte às atividades. "Trabalho com relatórios e com o preenchimento de documentos oficiais, por conta disso, a atualização da língua e a aplicação da norma é de suma importância para que meu texto seja claro e coeso", relatou.
A GM Sandra Guedes registra a alegria de participar do curso. "Vejo o quanto estamos sendo valorizados agora. Essa parceria demonstra a preocupação da instituição com o guarda municipal".
A coordenadora de Educação de Jovens e Adultos do Sesi, Rivanda de Souza Santana, que intermediou a parceria, já anunciou a realização de um novo curso na área de Redação Oficial para a instituição. Segundo a coordenadora, o treinamento será pautado nas documentações produzidas no dia a dia da GMA, como os relatórios de ocorrência e de supervisão.
"A GMA está presente em ações importantes como a Ação Global e é um órgão que tenho a honra em atender, pois o guarda municipal é um agente transformador na sociedade e investir na qualificação é valorizar ainda mais esse recurso humano", pontuou a coordenadora.