Prefeito autoriza a instalação de mecanismos de proteção em escolas

Agência Aracaju de Notícias
30/04/2013 19h47

O prefeito João Alves Filho assinou hoje, dia 30, no Centro Administrativo Prefeito Aluísio Campos, o Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre a Prefeitura Municipal de Aracaju e o Ministério Público do Estado de Sergipe para que mecanismos de proteção e combate a incêndio fossem instalados em todas as escolas municipais, inclusive no Conselho Municipal de Educação de Aracaju (CONMEA) e na Secretaria Municipal da Educação.

Preocupado com a integridade física de alunos e professores, João Alves disse que é um orgulho ser uma das primeiras capitais do país a ter a implantação de equipamentos e estrutura física ajustada para que haja a proteção das pessoas em casos de incêndio. "Tenho muito amor por esta cidade e por meus conterrâneos. Faço isso com bastante consciência de que é essencial protegermos as nossas crianças para eventuais sinistros que possam ocorrer. Só tenho a louvar esse trabalho foi liderado pelo Ministério Público", explicou o prefeito.

Outra solicitação do prefeito é que não apenas houvesse a adequação da estrutura física para salvaguardar a vidas das pessoas nas escolas, mas que existisse também uma brigada de incêndio. "A iniciativa foi da secretária Márcia Valéria que louvamos e apoiamos. Vamos formar uma brigada para a proteção das pessoas. Vamos treinar funcionários e professores para que estejam preparados para um caso de emergência. Essa causa conta com o meu entusiasmo", destacou o prefeito, anunciando que já foi autorizada a compra dos equipamentos necessários para as obras.

"As nossas crianças são o nosso maior patrimônio. Cargos para mim, como o de prefeito, não são sinônimo de vaidade e sim de encargo. Para mim o cargo só tem significado se sentir que sou útil ao meu povo". Com esse conceito João Alves ainda ressaltou que não acredita que problemas com a educação mudam-se apenas em uma geração. Por conta disso, anunciou que fará de Aracaju o maior IDEB entre as capitais, invertendo o atual e lamentável quadro da educação municipal.

"Quando estávamos no governo conseguimos tornar Sergipe o melhor índice do Norte/ Nordeste brasileiro em quatro anos de gestão. Faremos a mesma coisa em Aracaju. Não adiantará nada termos tantos recursos naturais no Brasil, caso continuemos a não ter o padrão na qualidade de ensino público".

Satisfeita com a postura do prefeito, a secretária da Educação, Márcia Valéria, disse que dificilmente num começo de governo existe um padrão de qualidade para o ensino público. "Traçamos o que faríamos de melhor nessa cidade no quesito educação. Não objetivamos apenas o aprender a ler e a escrever, mas sim uma série de produtos que se agregam a construir um bom cidadão, crítico e capaz de crescer desde o primeiro ambiente escolar". A secretária ainda destacou que existem determinações do prefeito para que as instalações fossem adequadas e melhoradas. "Além disso, pretendemos construir mais dez creches até o final do governo".

De acordo com o promotor de Justiça dos Direitos à Educação da Comarca de Aracaju, Cláudio Roberto de Souza, a TAC assinada hoje pelo prefeito é fruto do trabalho de três anos que, apenas agora com a iniciativa da PMA, foi realizada. "Quero parabenizar de pronto ao prefeito João Alves Filho, que recebeu de pronto a proposta do TAC. É uma imensa alegria para nós do MP que as adequações feitas nas escolas particulares de Aracaju, também serão realizadas nos prédios do ensino público municipal".

Entusiasmado pela iniciativa da Prefeitura de Aracaju, o promotor de Justiça Fausto Dias destacou a postura do prefeito em adotar as medidas de segurança que protegerão as crianças nas escolas. "João Alves é um vanguardista, que pensa sempre no futuro de Aracaju. Para confirmar isso basta verificar as obras estruturantes que existem na cidade. Além disso, ele trouxe uma nova visão para o Ministério Público. Hoje comemoramos a junção de esforços em prol da sociedade aracajuana".