Centro de Educação Ambiental será inaugurado sábado

Meio Ambiente
02/05/2013 17h59
Início > Notícias > Centro de Educação Ambiental será inaugurado sábado

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) vai inaugurar neste sábado, 4, o Centro de Educação Ambiental Professor Manoel Bomfim Ribeiro.  A inauguração acontece às 9h, durante a realização do programa Prefeitura nos Bairros.

O Centro de Educação Ambiental está localizado no bairro Coroa do Meio, onde o ecossistema manguezal é predominante.  A importância de preservar e conservar um dos biomas provedores de diversos nutrientes foi o que motivou a Prefeitura de Aracaju a idealizar o projeto arquitetônico. De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos, o espaço será um instrumento para promoção de práticas sustentáveis.

"O intuito é informar aos moradores locais que os manguezais promovem diversos benefícios ao homem e, portanto, precisam ser preservados. Também através do Centro a população terá a oportunidade de identificar a fauna e flora da região, e dessa forma valorizar o ecossistema local", declarou Eduardo Matos.

No espaço, quatro quiosques abrigarão cursos e exposições. A Sema pretende atender escolas, incentivar o plantio correto de mudas, promover a interação entre pesquisador e comunidade, e ainda desenvolver capacitações e práticas de educação ambiental.

A comunidade do bairro Coroa do Meio já conta com cursos gratuitos de aperfeiçoamento promovidos pela Fundat em parceria com a Sema. Também está aberta ao público a exposição da artista plástica, Clis Felix, retratando em dez quadros a vida no mangue.

Manoel Bonfim Ribeiro

O professor Manoel Bonfim foi um defensor do meio ambiente nordestino e, nos últimos anos de vida, lutou pela preservação do rio São Francisco, sendo contrário ao projeto de transposição.

O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ribeiro ainda chegou a ser nomeado consultor da OEA - Organização dos Estados Americanos - junto à Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, e conselheiro da Fundação Franco-Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento (FUBRÁS) com sede em Brasília.