Um dos eventos esportivos mais aguardados de Sergipe se iniciou. A TV Sergipe realizou no último sábado, 11, no ginásio de esportes da Universidade Tiradentes (Unit), a cerimônia de abertura da 11ª edição dos Jogos Escolares TV Sergipe. O evento, que traz a participação de mais de sete mil alunos de escolas públicas e particulares, conta com o apoio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp).
Com o tema ‘Pátria Amada, Brasil' para a edição deste ano do campeonato, a cerimônia prestou homenagem às Forças Armadas do país com o desfile das tropas da PM, Exército, Marinha e Aeronáutica. A noite ainda contou com a participação do Grupamento Tático Aéreo (GTA), que encenou uma abordagem a locais de riscos, e da apresentação da banda da Polícia Militar de Sergipe, que executou o Hino Nacional. Além disso, uma série de shows de dança e uma homenagem ao Dia das Mães animaram o público.
Milton Andrade, secretário-adjunto da Juventude e do Esporte, esteve presente no evento e reafirmou o compromisso da Sejesp em apoiar causas que movimentem o panorama desportivo em Aracaju. "Os jogos escolares da TV Sergipe são de fundamental importância para o desenvolvimento do esporte municipal e estadual como um todo. A partir do momento que se cria um evento como esse, aquece-se a cena, divulgam-se modalidades, formam-se atletas. Nós temos como política crescente envolver o jovem à disciplina, à saúde e os manter cada vez mais longe das drogas. Foi um prazer para Sejesp participar", comentou.
Para Flávia Menezes, gerente de Marketing da TV Sergipe, promover a integração entre o indivíduo e o esporte é um dos principais objetivos do evento. "Aproximar o jovem ao esporte é algo que deixa a TV Sergipe feliz. Além do fator saúde, ele também auxilia muito na educação. Este ano temos recorde de alunos, um maior número de modalidades, e estamos trazendo o esporte paraolímpico. Podemos considerar os Jogos Escolares uma das competições mais importantes do Estado. E para realizar qualquer evento dessa natureza, nós precisamos do apoio de todos os órgãos públicos que possam contribuir para sua grandiosidade, como fez a Sejesp", diz.
Antônio Hora, Presidente da Confederação Brasileira de Desportos Escolares, destacou a importância destes acontecimentos para o crescimento e desenvolvimento de práticas esportivas. "Com a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas, estamos mais do que nunca transpirando esporte. Aracaju é mais um exemplo disso. Todos os países desenvolvidos fortalecem o esporte na base, que é a escola. É desse modo que surgem os campeões que compõem as principais seleções nacionais. A Federação Sergipana de Desporto de Escolar, a Prefeitura Municipal, a Sejesp e a Secretaria de Educação estão de parabéns. Sinto-me honrado em participar de uma festa como essa", afirma.
Para celebrar o início de um dos campeonatos mais esperados em Sergipe, pais, atletas e professores não deixaram de comparecer à cerimônia. É esse o caso de Sônia da Silva, mãe de Antônio Fernando, de 10 anos. "Sempre incentivei o esporte, é ótimo para a mente e para o corpo. Ocasiões como essas são ótimas: ele vê os amiguinhos juntos e se dedica ainda mais à prática." Antônio, que faz xadrez desde os cinco anos, concorda com a mãe. "Eu adoro, tenho oportunidade de fazer novos colegas, aprender e me divertir", acrescenta.
Como Antônio, a cada ano, novos atletas chegam para competir nos Jogos Escolares. E muitos utilizam a oportunidade para explorar ao máximo seu potencial. A jovem Ana Carolina Costa, uma das esportistas a conduzir a tocha olímpica, é exemplo disso. Aos 14 anos, a jovem participa pela 5ª vez e é uma das promessas do vôlei de praia em Sergipe. Atleta Prata do Bolsa Atleta, ela ressaltou a importância dos jogos . "É um campeonato que todo mundo quer ganhar. E se eu perder, posso sempre melhorar para ganhar o próximo", conta. Ana viaja em junho para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, que acontece na Itália.
11ª Edição
A 11ª Edição dos Jogos Escolares da TV Sergipe acontece até o dia 31 de maio e traz 17 modalidades esportivas diferentes. Entre as mais populares está o futsal, que contabiliza mais de 500 inscritos. A novidade do ano fica por conta da inclusão do Vôlei Sentado como modalidade de esporte adaptada. A competição também serve de seletiva para os Jogos da Primavera, que acontecem em agosto e setembro.