Guardas municipais participam de curso de defesa pessoal

Guarda Municipal
14/05/2013 16h57

A utilização da defesa pessoal pelos órgãos de Segurança Pública tem sido muito difundida devido à sua fácil aplicação e índices baixíssimos de letalidade, já que o objetivo principal é defender-se sem o uso de armas de fogo de um ataque ou de uma agressão pessoal. É por meio desse artifício que a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) promove a qualificação profissional de seus integrantes, visando oferecer à comunidade aracajuana um serviço mais humano e responsável, por intermédio de um curso de defesa pessoal ofertado pela Polícia Civil.

De acordo o idealizador e instrutor do curso de defesa pessoal da Polícia Civil,  mestre Paulo César, o curso tem duração de 36 horas e é aberto a todos os segmentos que fazem parte da Segurança Pública em Sergipe. "Temos aqui nesse ciclo do curso, guardas municipais das cidades de Aracaju, Estância e Lagarto, além de bombeiros e policiais" destacou.

Entre as técnicas utilizadas estão os bloqueios, alavancas, retenções, impactos, projeções e estrangulamentos, utilizados principalmente para a defesa; trabalhando o físico e o psicológico, facilitando o controle da razão sobre a emoção. Fator primordial para quem atua no combate ao crime.