Semfas realiza caminhada de mobilização no Terceiro Distrito

Família e Assistência Social
15/05/2013 15h44
Início > Notícias > Semfas realiza caminhada de mobilização no Terceiro Distrito

Para sensibilizar as famílias que residem no território do Terceiro Distrito de Aracaju, no sentido de enfrentar e combater o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) realizou na tarde desta terça-feira, 14, uma caminhada de mobilização, que teve como ponto de concentração a praça Franklin Roosevelt, no bairro América.

A caminhada foi iniciada com um número de Reisado, apresentado por alunos do primeiro, segundo e terceiro ano da Escola Municipal Santa Rita de Cássia, e contou ainda com uma representação de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Thétis Nunes, além de conselheiros tutelares e representantes da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho de Segurança do Bairro América e Novo Paraíso.

“Este é um momento de aproximar a comunidade estudantil do bairro América para trabalhar essa temática, que envolve questões sérias como o abuso e a exploração de meninos e meninas. É importante buscar as família e aproximá-las dos organismos que atuam nesta problemática”, declarou o coordenador da Escola Maria Thétis Nunes, professor Wolney Melo Dias.

A secretária municipal da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita, comandou a caminhada, acompanhada da diretora de Assistência Social, Ângela Acácia, Ribeiro Menezes, além das coordenadoras de Proteção Social Especial, Paula Maynard, e Proteção Social Básica, Meilane Alves Lima Costa, além de coordenadores de CRAS e CREAS.

Denunciar

A caminhada chama a atenção da sociedade para a necessidade de se denunciar os casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e entre os participantes estavam Lijane Oliveira e Lidiane Gonçalves, membros do Núcleo de Prevenção de Violência e Acidentes da Secretaria Municipal de Saúde.

“Estamos nos somando a essa mobilização para estimular e encorajar as pessoas a denunciarem os crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Já trabalhamos nesta causa através do Núcleo, sensibilizando os profissionais de saúde a notificarem os casos de violência contra o público infanto-juvenil”, declarou Lidiane Gonçalves.   

Apoio

Na caminhada, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social contou com o apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, do 8º Batalhão da Polícia Militar, da Guarda Municipal de Aracaju, do Conselho de Segurança do Bairro América e Novo Paraíso, dos Conselhos Tutelares e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.