Emsurb realiza limpeza mecanizada em canais da capital

Serviços Urbanos
20/05/2013 18h23
Início > Notícias > Emsurb realiza limpeza mecanizada em canais da capital

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) desenvolve esta semana mais uma etapa do serviço de limpeza mecanizada de canais da cidade, iniciado no dia 13 de maio. O objetivo da ação é prevenir alagamentos ao facilitar o fluxo das águas que fica comprometido por conta do acúmulo de lama e lixo domiciliar descartado de forma irregular. A área interna do bairro Aeroporto foi a primeira a receber a intervenção programada para acontecer também no São Carlos (Olaria), loteamento Nova Liberdade (Olaria) e avenida Benjamin Constant (Santos Dumont).

De acordo com o diretor de Controle Operacional da Emsurb, Robert Willyam, a ação é estrategicamente montada com antecedência para atender as regiões com mais necessidade. "Estamos em um período chuvoso e por isso é tão importante o planejamento para a execução deste serviço, para que se evite o acúmulo de lixo de canais evitando transtornos. Para este tipo de ação contamos com o auxílio de um trator poclain e cinco caçambas", frisa.

O serviço de limpeza dos canais da cidade é feito por três métodos distintos, cada um atendendo às características da localidade: limpeza manual, sistema de barragem móvel e limpeza mecanizada. De acordo com o gerente de resíduos sólidos da Emsurb, José Reinaldo Souza, é importante ter conhecimento da profundidade do canal. "Essa informação é determinante para sabermos o tipo de serviço de limpeza a ser realizado", acrescenta.

Mas para a atividade de limpeza ser executada com sucesso a participação da população é fundamental. "Encontramos lixo domiciliar nos canais, isso é que causa transtornos para o bairro. A opção é colocar o lixo na porta para que o caminhão coletor recolha ou colocar o lixo em caixas coletoras", explica Souza.

A dona de casa Maria Isabel Barbosa comentou do serviço na sua região. "A coleta domiciliar passa três vezes na semana por aqui, mas temos um problema muito sério que é a falta de consciência de alguns moradores que jogam lixo no canal. Mesmo assim, fico satisfeita em saber que a limpeza do canal está sendo feita evitando o mau cheiro e mosquitos", disse a moradora do bairro Olaria.