Saúde estimula universitários para prevenção das hepatites

Saúde
27/05/2013 17h04

O risco de contaminação pela exposição às hepatites dos tipos B e C e outras DSTs como HIV e Sífilis foram debatidos em uma roda de conversa promovida pela Secretaria da Saúde de Aracaju na manhã desta segunda-feira, 27, e amanhã, dia 28. O encontro reuniu estudantes do curso de Odontologia e aconteceu na Universidade Tiradentes (Unit). Durante o debate, técnicos dos programas Saúde na Escola e DST Aids apresentaram cuidados importantes para a prevenção das  DSTs. 

O coordenador do Programa Saúde Bucal, José Guimarães Neto, participou da roda de conversa e destacou que no caso dos dentistas o uso de luvas, máscara e outros equipamentos de proteção individual (EPI) são imprescindíveis para evitar a contaminação. "O contato com sangue ou saliva de pacientes que podem estar contaminados é um risco que pode ser prevenido com o uso correto das EPIs", enfatizou. 

José Guimarães acrescentou que em caso de qualquer situação acidental como corte ou contato direto com sangue ou saliva, o profissional deve buscar uma das Unidades de Saúde do município que oferecem teste rápido para o diagnóstico precoce detecção das Hepatites B e C,  HIV e Sífilis . 

Campanha Dia dos Namorados 

Os técnicos do Programa Saúde na Escola (PSE) convidaram os estudantes de Odontologia para participarem da campanha que o município vai realizar durante o mês de junho nas escolas e em ambientes de grande circulação de jovens na capital, como os shoppings.   

"Às vésperas do Dia dos Namorados, vamos mobilizar a população sobre o risco que os contatos íntimos como o beijo na boca, a troca de saliva representa para transmissão das hepatites. Também iremos reforçar a importância do uso do preservativo para a prevenção das demais DSTs", explicou a técnica Aline Barros.   

A professora do curso de Odontologia Cristiane Costa da Cunha elogiou a ação da Saúde. "Foi uma oportunidade para os futuros profissionais conhecerem o trabalho em Saúde Bucal que é desenvolvido pela Prefeitura como as campanhas e até mesmo serviços importantes como os centros de testagem para DST e a Urgência Odontológica do Município", explicou.