Primeira edição do projeto Lazer em Meu Bairro foi sucesso

Juventude e Esporte
10/06/2013 10h43
Início > Notícias > Primeira edição do projeto Lazer em Meu Bairro foi sucesso

Um dia de muita alegria e descontração. Assim aconteceu a primeira edição do "Lazer em Meu Bairro", projeto idealizado pela Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp) e pela Prefeitura Municipal de Aracaju. O programa, que visa levar atividades lúdicas e de cunho sócio-educativo a comunidades da capital, foi realizado pela primeira vez no último sábado, 8, no bairro Santo Antônio.

Um dos bairros mais antigos e tradicionais de Aracaju transformou-se em uma grande área de lazer a céu aberto. Entre as ruas Edmilson Souza e Monsenhor Carlos Costa foi montada uma estrutura que oferecia desde cortes de cabelo gratuito, fruto de um convênio entre a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e o Serviço Social do Comércio, (Sesc), à dezenas de ações recreativas, como futebol de sabão e cama elástica, além de uma série de apresentações culturais, como shows e espetáculos de dança. Com entrada franca, o "Lazer meu bairro" funcionou das 9h às 17h e foi sucesso entre a comunidade.

Para José Carlos Machado, Vice-Prefeito da capital, um dos trunfos do evento é justamente conseguir proporcionar uma maior aproximação entre o poder público e a população. "Toda atividade voltada para a juventude é importante, principalmente em ações como essas, onde conseguimos envolver a sociedade como um todo. Essa interação é extremamente necessária, com a comunidade vindo e participando, trazendo novidade e transformando as ruas. Não há dúvida nenhuma que a Sejesp pode contar com a Prefeitura em próximas edições. Iniciativas como essas tem que ser estimuladas para que se tornem permanentes e crescentes", afirmou.

Além do Vice-Prefeito, Walker Carvalho, Secretário de Turismo, e Lucas Aribé, Vereador de Aracaju, também prestigiaram o "Lazer em Meu Bairro". "Eu só tenho que parabenizar essa grande coragem do secretário Carlos Eloy em fazer um dia de lazer desse tamanho. Tenho certeza que outros dias iguais a esse, ou melhores, virão", disse Walker. Já Lucas destacou o poder de união do evento. "A Sejesp está de parabéns em manter programas como esse. Esporte é união, é fazer com que nossos jovens e crianças fujam das drogas e da violência", acrescentou.

Carlos Eloy, Secretário da Juventude e Esporte, mostrou-se satisfeito com a concretização do projeto. "Nós da Sejesp temos como objetivo muito grande levar à comunidade todos os serviços que proporcionamos normalmente na secretaria, tanto da forma esportiva, quanto na parte de lazer, principalmente as nossos jovens. Começamos agora e já é um sucesso. O planejamento e a organização foram muito difíceis e eu faço questão de agradecer a toda equipe interna e aos parceiros que apoiaram essa primeira edição. Pretendemos fazer esse evento mensalmente em todos os bairros de Aracaju nos próximos quatro anos", conta.

E não foi só o poder público que aprovou a iniciativa do "Lazer em Meu Bairro": a comunidade, protagonista do programa, compareceu em peso ao evento. É o caso de Lucia Mosle, moradora há 40 anos do Bairro Santo Antônio. "Estou achando ótimo, nunca houve isso aqui. Fiquei até surpresa. Meus netos estão se divertindo, está tudo muito bom", fala. Já Genival Dória, também morador há 15 anos, optou por um dos serviços mais procurados, o corte de cabelo. "Eu adorei. Tudo isso aqui é muito importante por que nós do bairro precisamos da ação da prefeitura, e desse jeito nós vemos acontecer", diz.

A diversidade e a integração entre os mais diferentes tipos de pessoas já se consolida como marca registrada do projeto. Enquanto Liziane Villar levou os filhos gêmeos Miguel e Henrique de seis meses para pintar o rosto, Lucileide Alves foi assistir a filha Lara, de 9 anos, participar do coral. "Estou me divertindo tanto que não tenho nem hora para voltar para casa. Aqui existe o incentivo de fazer o pai sair com filho, o que é muito importante hoje em dia, com tantos lares destruídos por aí", analisa. Das crianças, uma das mais animadas era Ray Carter. Filho de Melanie, sergipana que mora há 21 anos nos Estados Unidos, o menino não queria saber de parar de brincar na rua onde nasceu sua mãe e hoje vive sua avó. Entretido com um caminhão de madeira em mãos, Ray não tinha tempo para um "hello".

Parcerias

O projeto Lazer em Meu Bairro contou com parceiros fundamentais que contribuíram ativamente em sua execução. Fornecendo uma estrutura sólida de assistência, além da Prefeitura do Município de Aracaju, a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Cultura, a SMTT, a Guarda Municipal, Emurb, Emsurb, Senac, Coca-Cola, a Funcaju, a Fundat, a Petrobrás e o Sesc colaboram com o programa, que já tem novas realizações garantidas: 10 de agosto no bairro Siqueira Campos e 12 de outubro, no Santa Maria.


Clique aqui e confira mais fotos.