Escola Juscelino Kubitschek recebe projeto Guarda Cidadã

Guarda Municipal
12/06/2013 12h27
Início > Notícias > Escola Juscelino Kubitschek recebe projeto Guarda Cidadã

Imagine o guarda municipal (GM) dentro da escola mostrando a criançada, através de brincadeiras e oficinas, como ficar longe das drogas e da violência que tanto afligem a sociedade. Foi dessa forma que a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) se apresentou na terça, 11, para os alunos da escola municipal de ensino fundamental Presidente Juscelino Kubitscheck (EMEF JK), do bairro Coroa do Meio. A unidade recebeu o projeto Guarda Cidadã que visa transcender o caráter repressivo combatendo, preventivamente, problemas como violência, depredação de patrimônio e tráfico de drogas junto a estudantes de até 12 anos.

Um total de 53 alunos dos 1º e 2º anos curtiram uma tarde animada com direito a brincadeiras como cambalhotas e estrelinhas, música, teatro, demonstração de técnicas de judô e jiu-jitsu, dicas higiene bucal, orientações contra o uso de entorpecentes, produção de desenhos, distribuição de lanches, algodão doce e brindes. Além dessas atividades, a GMA promoveu também apresentação institucional, com a exposição de equipamentos, fardamentos e fotos de GMs em atividade.

"Essa ação é muito importante para os alunos, porque eles vivem em uma realidade com o mínimo acesso à informação. Além disso, eles estão acostumados a enxergar o agente de segurança com medo. Essa é a oportunidade destas crianças conhecerem o outro lado e que só é penalizado aquele que apresenta uma conduta incorreta. É um conhecimento social que as vezes a escola não tem a chance de expor em sala de aula", avaliou a professora da EMEF JK, Maria de Lourdes Santos Sobral.

Segundo o diretor geral adjunto da GMA, tenente Jonatas Souza, a escola é a primeira a receber esta intervenção, que serve de piloto da Guarda Cidadã. "Essa unidade escolar foi escolhida em virtude do elevado índice de violência registrado pelo Ministério Público. Diante disso, uma das respostas da Guarda ao problema apresentado foi a promoção deste projeto que está inserido no programa Anjos Azuis, determinado pelo prefeito João Alves Filho e coordenado pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), na pessoa da gestora Georlize Teles. O objetivo principal é reduzir a violência na comunidade, disseminando uma cultura positiva, sem estereótipos e preconceitos, fomentando uma política de paz", explicou.

A coordenadora Maria das Graças destaca que a inciativa é inédita e promove uma aproximação entre os estudantes e a instituição, que muitas vezes é vista apenas como responsável por guardar o patrimônio. "A ação é bastante válida e mostra que o guarda é um parceiro. Para a escola é uma satisfação imensa receber o projeto, pois ela está em uma comunidade que apresenta inúmeras necessidades. Por isso abraçamos a iniciativa diferenciada que, com certeza, alcançará resultados, pois segue a trilha da prevenção, cuidando dos já pequenos, apontando-lhes os melhores caminhos", destacou a coordenadora. Para medir o impacto da ação, já está previsto um encontro entre a direção, professores e a equipe da GMA onde será exposta uma avaliação do projeto.

Uma efetivo de 15GMs distribuídos na realização das oficinas, exposição e aulas de interação interpessoal foi responsável pelo desenvolvimento do piloto. "Todas as nossas expectativas foram atendidas e é bastante gratificante ver a alegria dessas crianças, que muitas vezes não tem acesso a atividades que desenvolvemos aqui. Outra satisfação é ver a participação dos colegas, que trabalham voluntariamente neste projeto", revelou a coordenadora do Guarda Cidadã, GM Sabrina Smith.

O diretor geral da GMA, coronel Enilson Aragão, esclarece que essa ação de cunho social releva uma das estratégias proposta pela Semdec, que prevê a GMA como um agente promotor da cidadania junto aos munícipes. "Essa é uma concepção plural, proativa e interativa, onde a Guarda busca estreitar os laços com a sociedade, mostrando seus valores e sua capacidade de desenvolver atividades com foco na prevenção. Além da escola e da Guarda, é fundamental a participação da família na educação e orientação para a formação da personalidade e do caráter destas crianças, para que se tornem bons adultos no futuro", salientou.

Apoio

A GMA contou com parceiros na realização do Guarda Cidadã. Esta edição piloto recebeu apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi) que cedeu a estrutura dos escovódromos, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da coordenação do Programa Saúde Bucal, que disponibilizou equipamentos e informativos para instrução dos cuidados com os dentes. Já os presentes foram cortesia do Banco do Nordeste e do empresário Bertulino Menezes.

Clique aqui e confira mais fotos.