A quadra de esportes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dom José Vicente Távora foi palco, nesta terça-feira, 11, da primeira edição do Torneio de Badminton, uma das modalidades esportivas que mais tem crescido no mundo em número de praticantes. Na oportunidade, os alunos campeões foram premiados com medalhas.
O Badminton é hoje o segundo esporte mais praticado no mundo, sendo jogado individualmente ou em duplas, em uma quadra dividida por uma rede no meio. Muito parecido com o tênis, é praticado com raquetes e, ao invés da bolinha, o objeto a ser rebatido é uma peteca.
O professor de Educação Física e presidente da Federação Sergipana de Badminton (FSB), Wendel Mota, disse que a Secretaria Municipal de Educação de Aracaju (SEMED), na pessoa da secretária, a professora Marcia Valéria Lira Santana, preocupada com a interação dos alunos nos esportes, aprovou e apoia o projeto.
"Os resultados são excelentes, pois trabalha o lúdico e o raciocínio lógico, e as crianças só participam se tiverem um bom comportamento e boas notas, resultando em um grande incentivo para elas", explica Wendel Mota.
Ele destacou ainda que a Escola Dom José Vicente Távora (EMEF) foi a primeira escola a introduzir o esporte em 2012, e esta iniciativa será ampliada para toda a rede municipal de ensino.
Esporte é um incentivo disciplinar
A coordenadora pedagógica, Tereza Cristina S. Paixão, ressalta que o projeto ajudou na questão disciplinar a partir do momento de sua implantação, havendo uma nova postura em relação a atividade física.
Para Laricia V. Santos, mãe da aluna Kailane Letícia V. Santos, que cursa o 5º ano, e ganhadora da modalidade feminina, o esporte é muito divertido e se não tiver boas notas não participa, então a criança procura se tornar mais responsável.