Neste mês de junho, 60 profissionais educadores físicos e estagiários do Programa Academia da Cidade de Aracaju participaram do curso 'Atualização em Suporte Básico de Vida', que aconteceu no Centro de Educação Permanente em Saúde, no bairro Ponto Novo. As aulas foram ministradas pela professora doutora Maria do Carmo do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe e permitiram aos profissionais o aprendizado prático sobre como prestar os primeiros socorros e seguir protocolos de atendimento em situações de urgência.
O coordenador do programa, Magno Carvalho, explica que o curso foi parte de uma reformulação do Programa Academia da Cidade. A atividade visa melhorar os serviços prestados à população. Magno destaca que os profissionais aprenderam varias técnicas importantes em situações onde é necessária de intervenção imediata como a ressuscitação cardiorrespiratória.
“Debatemos ainda aferição de glicemia e monitoramento da pressão arterial e casos das doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardíacas dentre outros. Esses conhecimentos são fundamentais, pois na Academia da Cidade lidamos diariamente com pessoas de diversas faixas etárias e inclusive usuários que já sofrem de alguns desses problemas de saúde, por isso as equipes devem estar sempre prontas para prestar os primeiros atendimentos em casos de urgência”, enfatiza.