Após onze dias de Forró Caju 2013 na Praça de Eventos Hilton Lopes, entre os Mercados Municipais Centrais de Aracaju, é positivo o resultado do trabalho desempenhado pelas equipes de fiscalização e limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Cerca de 250 funcionários mais 150 agentes de limpeza da Emsurb trabalharam em turnos para garantir a limpeza e a organização da festa.
"O empenho da Emsurb começou bem antes das noites de festa. Fizemos também o planejamento das ações de limpeza e da coordenação do comércio ambulante, com organização de turmas para o curso da Fundat e credenciamento dos interessados. Nos dias de evento intensificamos a operacionalização da estratégia já traçada com o auxílio de um grande número de profissionais. Todo o processo foi satisfatório e ficamos felizes por contribuir com o sucesso do Forró Caju 2013", destacou o presidente da Emsurb, Júlio Flores.
A organização e a fiscalização do comércio dentro e no entorno do Forró Caju são de responsabilidade da Emsurb e foram desempenhadas por cerca de 250 pessoas, entre fiscais, supervisores, coordenadores e apoio. Parte imprescindível na festa, a área de alimentação, disponibilizou desde as tradicionais bancas de lanches e restaurantes até o sistema de fast food. "O processo de venda aqui é rápido. A pessoa come e vai embora sem esperar", afirmou Rafael Lopes, da Senhora Pizza.
No lado de fora da Praça de Eventos Hilton Lopes, os comerciantes também receberam uma grande clientela. Segundo a Adriana de Jesus Santos, a Fechosa, especializada em lanches com bom humor, durante toda a festa os fregueses apareceram na entrada e na saída do forró. "Aqui a gente pega o cliente do início ao fim. A festa está muito bem organizada e depois do curso (promovido pela Fundat com apoio da Emsurb, do Sesi e da Vigilância Sanitária) que fizemos todos aprenderam o que é certo e errado para trabalharem do jeito adequado", afirmou Fechosa.
"Ao final destes onze dias podemos afirmar que o trabalho foi realizado com sucesso. Além do desempenho no Forró Caju, também atuamos nos arraiais de bairro e em todos os locais houve tranquilidade do início ao fim. Todos os contratempos naturais de eventos de grande porte foram contornados e percebemos que os funcionários trabalharam com bastante disposição. Ficamos satisfeitos com o resultado", afirmou a vice-presidente da Emsurb, Selma França.
Para fiscalizar todos os pontos de venda, os fiscais da Emsurb foram divididos em equipes com supervisores que se comunicavam por rádio com os coordenadores. As sete entradas e o estacionamento receberam equipes fixas e outras cinco trabalharam de forma itinerante em todo o espaço do evento. "Nosso trabalho é o de averiguar se os ambulantes estão devidamente autorizados, uniformizados e no ponto estipulado para eles, e se os produtos vendidos são autorizados pelos patrocinadores", explicou o coordenador de fiscalização Daniel Lessa.
Limpeza
A limpeza de toda a área, que recebeu o público nas noites da 20ª edição do Forró Caju, foi realizada pelos agentes logo no início das manhãs, para que o local, que recebe diariamente um grande fluxo de comerciantes e clientes, estivesse desobstruído para o dia a dia do Centro da cidade e pudesse receber com conforto os foliões da noite seguinte. Ao todo, mais de 35 toneladas de lixo foram recolhidas após as noites da festa. "Além desse montante há o material recolhido pelos catadores de latinhas que tiram o sustento do que vendem para as empresas recicladoras. Este ano eles foram cadastrados e receberam uniformes da Emsurb", explicou o diretor de Controle Operacional da Emsurb, Robert Willyam.
Ao longo do dia, duas equipes se revezaram e garantiram a limpeza para quem assistia às apresentações de quadrilhas juninas no Casarão da Clemilda, espaço criado pela Secretaria Especial de Cultura para divulgar as tradições e o trabalho desenvolvido pelos grupos ao longo do ano, especialmente para o período de São João.
A vendedora Vânia Bezerra atestou a limpeza na festa e o desempenho dos agentes de limpeza. "Eles estão num zelo danado!", destacou a comerciante que acompanhou todos os dias do Forró Caju. Os irmãos que vieram de Carira para a festa, Anderson Dantas e Juarez Oliveira, também elogiaram a organização do evento que manteve a tradição de 20 anos animando o São João de aracajuanos e turistas. "Gostamos bastante, este ano está muito organizado", elogiou Anderson.
Além da higienização de todo o espaço de circulação dos forrozeiros e dos camarotes, os 200 banheiros disponibilizados ao público na festa foram mantidos limpos com uso de desinfetantes e bactericidas diariamente para o bem-estar do público. Durante a noite, quinze operadores foram dispostos a cada 10 equipamentos auxiliando os usuários. "Eles distribuíam papel higiênico na mão das pessoas e borrifavam um desodorizador para manter o ambiente mais confortável", ressaltou Lauana Gomes, gerente comercial e operacional da Lokmix.