A sociedade aracajuana está sendo chamada a participar da eleição para conselheiros tutelares. O pleito ocorrerá no próximo dia 14, um domingo, dia escolhido para dar oportunidade a que todos os aracajuanos, com idade a partir dos 16 anos e portador de título de eleitor possa votar. Oitenta candidatos vão disputar as 25 vagas disponíveis nos Cinco Distritos de Aracaju.
O pleito, que está sendo conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), terá como locais de votação as escolas públicas municipais e estaduais e alcançará todos os cinco Distritos de Aracaju. O voto será dado em cédulas de papel, já que não foi possível ao conselho disponibilizar de urnas eletrônicas, segundo informou a presidente do colegiado, Ana Santana.
A eleição acontecerá em toda a cidade de Aracaju, obedecendo à lei eleitoral vigente no país, que regulamenta os procedimentos do período de campanha eleitoral e o comportamento dos candidatos no dia do pleito. "Não se pode, por exemplo, fazer o transporte de eleitores para os locais de votação", salientou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O município de Aracaju tem cinco Conselhos Tutelares e cada um deles é composto por cinco membros. O salário do conselheiro tutelar é de R$ 1.500. O local de apuração dos votos será divulgado posteriormente, como informou Ana Santana.