Guarda Municipal garante segurança no Forró Caju 2013

Guarda Municipal
02/07/2013 10h12
Início > Notícias > Guarda Municipal garante segurança no Forró Caju 2013

Durante 11 dias, o legítimo forró foi a trilha sonora da maior festa junina do estado, o Forró Caju, e em todas as noites os foliões curtiram uma festa marcada pela paz e tranquilidade. Toda essa segurança foi fruto do trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA) - órgão da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) - que empregou, por noite, o efetivo com mais 350 guardas preparados para garantir a ordem e coibir a violência no evento.

A segurança foi garantida já na chegada à festa, nos portões de acesso. O grupo de 150 guardas municipais (GMS) recém-empossados ficou responsável pela revista com detectores de metais, impedindo a entrada de pessoas armadas ou portando objetos que oferecessem risco à integridade física de quem curtia a festa. Além disso, coube ainda aos novos integrantes o fechamento dos portões que limitaram o circuito da evento.

Outra parte do efetivo foi distribuída em diversos pontos da área do Forró Caju. De acordo com o diretor geral adjunto da GMA, tenente Jonatas Souza, foram empregados guardas em 12 pontos elevados de observação. "Os pontos foram instalados em locais estratégicos, contando com uma equipe de 5 GMs em cada elevado, devidamente identificados com coletes reflexivos e com o dispositivo laser para indicação dos focos de conflito em meio à multidão. Paralelamente e, de forma conjunta, sete patrulhas foram distribuídas ao longo do terreno que, diante de qualquer sinal de desordem, estavam prontas para efetivar uma intervenção de forma eficiente, garantindo assim a segurança de todos os foliões. Houve também GMs reforçando a segurança de demais órgãos como o Samu, Conselho Tutelar, Direitos Humanos, Funcaju, entre outros", citou.

"A GMA teve um desempenho exuberante, eficaz e efetivo atendendo todas as expectativas previstas no Plano de Emprego. Os guardiões se comportaram com atitude, firmeza, cidadania, profissionalismo e, acima de tudo, com técnica garantindo segurança para os visitantes, turistas e população local. Por conta do dinamismo das ações realizadas, a GMA tem sido alvo de reiterados elogios por parte de turistas", destacou o diretor geral coronel Enilson Aragão.

De acordo com o diretor, a GMA atuou em parceria com outros órgãos da Segurança Pública, como Polícia Civil, agentes prisionais, Polícia Militar (PM), entre outros.  "A nossa preocupação esteve condicionada as atrações, que exigem a mensuração da estratégia de atuação para minimizar os efeitos perpetradores de atos infracionais, de contraventores e de criminosos. Na última noite contamos com um maior estreitamento com a PM, através do comandante de policiamento Major José Raimundo Ferraz, para fortalecer a estrutura de segurança, disponibilizando, inclusive, um canal de comunicação de rádio na mesma frequência", detalhou.

"Finalmente alcançamos a última noite e não registramos nenhuma ocorrência com elevado nível de complexidade, isto é a comprovação de que a estrutura de segurança planejada e implantada para o evento funcionou", comemorou o tenente Jonatas.