A secretária Municipal de Educação de Aracaju, professora Marcia Valéria Lira de Santana, coordenadores, professores e alunos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram, na tarde da última sexta-feira, 19, da aula inaugural do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Copa que foi realizada no auditório do Senac.
A solenidade foi iniciada com uma palestra ministrada pela professora Dra. Cristiane Alcântara, coordenadora do curso de Turismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Cristiane ressaltou a importância dos cursos profissionalizantes voltados para a qualificação de pessoas que trabalham diretamente com o turismo em Sergipe. "O país receberá, em 2014, a Copa do Mundo e em 2016 as Olimpíadas, esses megaeventos atrairão muitos turistas para o país e consequentemente para Sergipe. Qualificar pessoas é uma forma de melhorar a qualidade do nosso turismo é um passo muito importante para o Estado", disse.
De acordo com Paulo do Eirado Dias Filho, diretor Regional do Senac, instituição parceira do Pronatec, os cinco cursos ofertados são: camareira em meio de hospedagem, recepcionista, garçom, agente de limpeza e auxiliar de cozinha, em sua primeira fase, vai beneficiar diretamente 200 pessoas. "Esses cursos trarão benefícios significativos ao Estado em diversas áreas ligadas à atividade turística", ressaltou.
EJA
Cerca de 85 alunos de dez escolas da rede municipal de educação matriculados na educação de jovens e adultos (EJA) estão fazendo parte dessa iniciativa. Para Izabel Cristina Santos da Silva, coordenadora do EJA da Semed, essa é uma ótima oportunidade para que os alunos possam sair da escola com uma profissão garantida.
"Esse curso vai trazer aos nossos alunos a certeza de um futuro garantido, já que eles sairão da escola prontos para o mercado de trabalho. Os jovens e adultos precisam de mais essa oportunidade de crescimento", afirmou Izabel Santos.
Essa esperança de melhorar de vida foi um dos motivos que levou o jovem Wilson Carvalho, de 17 anos, estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Conrado de Araújo a se matricular no curso.
Para ele a oportunidade veio em boa hora. "Foi pensando em me qualificar para o mercado de trabalho, que cada vez exige mais das pessoas, que me matriculei no curso de Garçom. Após terminar esse pretendo iniciar outro curso focando sempre em um futuro melhor para mim", disse o estudante.
Qualificação
Finalizando a solenidade, o prefeito João Alves Filho, destacou a importância de qualificar os aracajuanos para o mercado de trabalho cada vez mais exigente. "O mercado está exigindo cada vez mais e o que às vezes falta é mão de obra qualificada para o trabalho. Eu sei que existem muitas pessoas que querem um emprego e o meu dever como prefeito dessa cidade é oferecer meios para que esse sonho seja alcançado", afirmou.