Está sendo realizado em Aracaju pelo Ministério do Turismo, através da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Estudo de Competitividade da capital, que está inserida entre os 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional.
Essa pesquisa de abordagem está sendo formalizada pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semict) entre os dias 22 e 26 de julho de 2013, onde serão realizadas entrevistas que servirão de base para a 5ª Pesquisa de Campo do Índice de Competitividade do Turismo Nacional.
Os resultados da pesquisa visam medir a competitividade dos destinos turísticos com base em uma análise da infraestrutura geral, atrativos turísticos, políticas públicas, promoção do destino, dentre outros, a fim de gerar indicadores que possam monitorar a evolução dos destinos turísticos.
Durante as entrevistas serão abordados diversos segmentos públicos e privados com questões ligadas à saúde, meio ambiente, obras, urbanismo, infraestrutura, entidades do Trade Turístico, Universidades e Faculdades de Turismo, entre outros.
Na manhã de hoje, tiveram início as entrevistas e foram abordados representantes dos seguintes órgãos: ABAV/SINDETUR/CONVENTION, SETUR, SEBRAE, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, ABIH, e o secretário Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Walker Martins Carvalho.
O Prefeito de Aracaju, João Alves Filho, deverá ser entrevistado nos próximos dias. As demais entrevistas acontecem no decorrer desta semana na sede da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju.