Obra do Mercado do Augusto Franco entra na fase de conclusão

Infraestrutura
26/08/2013 16h10
Início > Notícias > Obra do Mercado do Augusto Franco entra na fase de conclusão

O projeto de reforma e ampliação do Horto Mercado Vereador Milton Santos, localizado no conjunto Augusto Franco, está conciliando modernidade na estrutura predial, e tradição nos aspectos que caracterizam os locais destinados ao comércio de produtos populares. O novo espaço comercial, que deve ficar pronto em outubro, contará com quatro pavilhões, 413 boxes, oito quiosques, oito galpões, um palco, um bloco administrativo, banheiros masculinos e femininos e um auditório. 

Além disso, os frequentadores do novo mercado terão a comodidade de contar com mais de 100 vagas de estacionamento e, ao fazer as compras, assistir a apresentações no palco reservado para shows e espetáculos culturais musicais. Os feirantes poderão contar ainda com um escritório para a administração do local, vestuário, depósito e um espaço que abrigará três câmaras frigoríficas. O novo mercado de hortifrutigranjeiros mede uma área total de mais de 13 mil metros quadrados. 

Atualmente, cerca de 120 profissionais da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) trabalham na fase final da obra. As bancadas onde serão expostos os produtos estão sendo revestidas, os pilares de sustentação também recebem a camada de reboco, além de assentar o piso da alta resistência. Para incentivar a cultura do cultivo e comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar e orgânica está sendo construído um pavilhão exclusivo ao comércio desse tipo de produto. 

Investimento

Iniciada há mais de um ano, e com previsão orçamentária inicial de mais de R$ 6 milhões fruto da parceria da PMA com o Governo Federal, a obra apresentou problemas no andamento durante a gestão passada, em virtude da contrapartida financeira para a conclusão não ter sido ajustada. Ao assumir a administração municipal e tomar conhecimento da existência do problema, o prefeito João Alves Filho ajustou o convênio e garantiu os recursos para que a obra fosse concluída o mais rápido possível.

O secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Durval Tavares, garante o que o ritmo de trabalho na obra está dentro do cronograma. "Nesses oito meses de 2013 adiantamos  significativamente  o ritmo da obra, o que seguramente garante a conclusão já no próximo mês de outubro. Ao que tudo indica a população do conjunto Augusto Franco e adjacências terão um local amplo, seguro e higiênico para comprar seus produtos hortifrutigranjeiros".